
Síndrome de burnout ou cansaço? Entenda a diferença
Especialista explica que atividade física e exercícios de relaxamento auxiliam no alívio do estresse e no controle dos sintomas
Mais lidas
compartilhe
Siga noO esgotamento profissional, também conhecido como síndrome de burnout, foi incluído desde janeiro de 2022 na Classificação Internacional de Doenças pela Organização Mundial da Saúde. A OMS explica que o esgotamento se refere especificamente a fenômenos relativos ao contexto profissional.
A síndrome se trata de um distúrbio psíquico "caracterizado pela sensação de esgotamento físico e emocional provocados por condições de trabalho desgastantes", explica a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade Santa Marcelina, Cristiane Duez Verzaro dos Santos.
-
08/01/2025 - 14:00 Dez dicas para mais conforto e qualidade de vida na menopausa -
08/01/2025 - 15:00 Ácidos x verão: como adaptar a rotina de skincare para aproveitar a estação -
08/01/2025 - 16:00 Janeiro Branco: por que a saúde mental deve ser prioridade em 2025?
O burnout pode ter diversas causas, mas a principal é o excesso de trabalho, e é muito comum em profissionais que atuam diretamente sob pressão e com responsabilidades constantes. De acordo com Cristiane Duez, esses fatores são frequentemente aliados a questões emocionais, que agravam a pressão emocional assimilada pelo profissional.
Os sintomas mais frequentes são fadiga constante e progressiva, exaustão emocional, distúrbio do sono, dificuldade em relaxar, despersonalização (não sou mais como antes), percepção negativa de si, redução de eficácia, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, dentre outros.
- Qual a diferença entre Burnon e Burnout?
- Burnout social: cinco sintomas do esgotamento psíquico comum no fim de ano
Já o cansaço é uma manifestação, física ou mental, causada por excesso de esforço. O indivíduo apresenta indisposição e falta de energia para fazer alguma coisa. Geralmente indica falta de tempo para descansar. Cristiane ressalta que o cansaço tem como causa uma sobrecarga profissional, como excesso de trabalho, preocupação em demasia, cobranças e/ou autocobranças exageradas.
“A situação prolongada pode evoluir para o burnout. O momento de procurar ajuda é quando o incômodo é maior e paralisa o indivíduo, interferindo em sua rotina e em suas relações”, aponta.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia