O Leeds United, da Segunda Divisão da Inglaterra, anunciou nesta quinta-feira a nova parceria do clube com a Red Bull. Além de agora deter uma parte minoritária do time inglês, a marca austríaca terá o seu logo como patrocínio principal do uniforme das equipes masculina e feminina.
Apesar de não ter controle total sobre o Leeds, o acordo traz novas receitas comerciais, bem como investimento de capital adicional para a participação minoritária que permitirá ainda mais ao clube competir enquanto busca a promoção para a Premier League na próxima temporada.
“Estou emocionado que a Red Bull esteja se juntando a nós para construir um futuro brilhante para o Leeds United e que compartilha do nosso profundo respeito por este clube verdadeiramente especial. (…) A adição da Red Bull é um marco histórico que irá capacitar ainda mais o clube para atingir todo o seu potencial competitivo.”, disse o presidente do Leeds United, Paraag Marathe.
A Red Bull é dona majoritária de diversos clubes no cenário mundial do futebol. Suas principais equipes são o Red Bull Leipzig, da Alemanha, o Red Bull Salzburg, da Áustria, o Red Bull Bragantino, do Brasil e o New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
“O nome e logotipo do Leeds United Football Club permanecerão inalterados”, assegurou o clube inglês na sua nota oficial.
Leeds United
Fundado em 1919, o Leeds United é um clube de muita tradição no Reino Unido. São três títulos do Campeonato Inglês, quatro da Segunda Divisão, um da Copa da Inglaterra e um da Copa da Liga. O clube ainda se sagrou duas vezes campeão da Taça das Cidades com Feiras, torneio precursor da Europa League.
Em 2023/24, o Leeds terminou a EFL Championship em terceiro lugar, com 90 pontos, e se qualificou para a disputa dos playoffs. Após passar pelo Norwich nas semifinais, o time acabou derrotado pelo Southampton (1 a 0), que se juntou ao campeão Leicester City e ao vice Ipswich Town no acesso à Premier League de 2024/25.
A notícia Red Bull se torna acionista de clube tradicional da Inglaterra foi publicada primeiro no No Ataque por Gazeta Press.