Ainda dá tempo para preparar o décor para o Natal e Ano-Novo, sem muita complicação, com o que tem em casa e, talvez, uma ou outra coisinha a mais. Para quem vai receber e para quem vai ser recebido, a dupla Danielle Dantas e Paula Passos, à frente da Dantas & Passos Arquitetura, prepararam algumas dicas para organização e conforto.
Do Natal ao Ano-Novo, tudo precisa ser planejado e personalizado para uma celebração marcante para ficar na memória. As arquitetas Danielle e Paula recomendam o equilíbrio visual festivo, que pode ser alcançado, por exemplo, com uma árvore de Natal bem decorada e guirlandas nas portas. “Essa época merece ser marcada por luzes, cores e texturas, mas a empolgação pode resultar em erros que prejudicam a estética da decoração. Estimulamos nossos clientes a renovarem os ambientes, fazer novos cantinhos e criar memórias duradouras”, enfatizam.
Para o Natal, elas recomendam o equilíbrio entre tradição e inovação. Ao preparar a casa para o Natal, Paula destaca que o coração da celebração é a árvore de Natal, bem como os artigos religiosos, como o presépio, que merecem destaque com sua elaboração. Para pequenos espaços, as arquitetas sugerem o artesanato executado sob medida ou ornamentos pequenos e delicados que acrescentarão um toque elegante à montagem.
Outros adornos ficam muito interessantes em outros cômodos do imóvel, principalmente na sala de estar, de jantar e cozinha. “Recomendamos pitadas de ornamentações na mesa de centro, estante, no pano de prato da cozinha e na toalhinha de lavabo e guirlandas na porta. Também adoramos as almofadas presentes no sofá e pingentes pendurados nas cortinas”, adiciona Paula. Em uma toada ‘menos é mais’, uma decoração bem dosada para não sobrecarregar é definir adereços que não fujam da paleta de cores da decoração do ambiente, já existente.
No Ano-Novo, as arquitetas propõem o uso de flores frescas e arranjos vivos para a conquista de um ambiente vibrante. À medida que o ano se despede, as tendências decorativas para o Ano-Novo apontam para a renovação e modernidade, por isso, Danielle elenca que a clássica junção de cores neutras e sofisticadas, como prata e dourado, combinadas com toques de branco, segue como a melhor opção para receber o primeiro dia do ano.
Atenção com as mesas
A mesa posta é o centro das celebrações, portanto merece uma atenção especial. É importante posicionar pratos, talheres, taças e guardanapos conforme o figurino. Acompanhe as dicas:
Natal: Uma composição de louças bem escolhida faz a diferença. A tônica da festa permite tonalidades mais quentes e coloridas, acrescidas de arranjos naturais feitos com galhos, pinhas e folhas verdes.
Ano-novo: Para um toque mais clean, as mesas pedem mais brilhos, balões e sempre um bom menu e opções de bebidas.
Não esqueça da iluminação. Essa é uma época em que as luzes estão em árvores, janelas e peitoris e, para tanto, o LED entra em cena como uma opção mais segura, econômica e com uma grande variedade de cores e tipos. Cuidado para não misturar luzes tão diferentes na árvore de Natal e no geral. A elegância das velas e candelabros é bem-vinda, pois agrega suavidade e romantismo.
Para quem passa
fora de casa
Ninguém merece viajar e se deparar com a casa que ficou bagunçada antes de sair. Para eliminar esse desconforto, nada melhor que deixar tudo arrumado, certificar-se da segurança e, se possível, manter contato com alguém de confiança. Para quem é do time de festas fora de casa, a organização é a chave para garantir tranquilidade. Antes de sair, elas fizeram um checklist:
Fechar os registros de água e gás;
Tirar eletrônicos de tomadas;
Guardar itens de valor em cofres;
Fazer um seguro residencial;
Pedir que alguém próximo verifique,
periodicamente, se está tudo ok.
Por se tratar de temporada de muitas trocas, onde muitos se deslocam para passar as noites de festas com pessoas e famílias anfitriãs, as arquitetas ressaltam que é de bom tom presentear aqueles que os recebem. “Itens de decoração são ótimos presentes e consideramos interessante a compra de bandejas, porta-guardanapos, baldes de gelo, porta-copos, difusor de aromas e porta-talheres, entre outros”, descrevem Danielle e Paula.
Ao fim das festas...
Após as festas de fim de ano, é hora de restaurar a ordem e colocar cada objeto no seu devido lugar. É um processo de retirar e armazenar os itens de decoração. Deve armazenar o que realmente precisa. Elas recomendam uma triagem para descartar o que estiver quebrado ou queimado, como o caso das luzes. Nada de guardar sujo: a limpeza assegura a integridade para o ano seguinte e vale tanto para jogos americanos e guardanapos, quanto para outros itens decorativos. Com o longo intervalo, é muito fácil esquecer
onde cada elementofoi acondicionado. A dica é categorizar em caixas organizadoras transparentes e etiquetadas.