Saúde mental -  (crédito: Pixabay)

Saúde mental

crédito: Pixabay

 

O mês de setembro ficou marcado por dar visibilidade às questões ligadas à saúde mental. É nesse período que se inicia o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio que, desde 2015 no Brasil, visa quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas procurem e ofereçam ajuda.


Apesar de o mês estar acabando, ainda é tempo de tocar neste assunto. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.


Na vanguarda dessa luta, a ViV Saúde Mental e Emocional, o maior grupo de saúde mental do Brasil e que cuida do paciente desde a consulta ambulatorial até a internação integral, destaca a necessidade de ir além do atendimento médico tradicional. É preciso buscar uma abordagem abrangente e colaborativa para tratamento e diagnóstico de distúrbios mentais.


O atendimento multidisciplinar, que envolve a sinergia entre profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, promove um cuidado integral e personalizado que permite ajustes constantes no tratamento, adaptando-o conforme as necessidades que vão surgindo.


Nesse contexto, o autocuidado também ocupa um papel fundamental. Dar valor aos prazeres da vida como passear com seu cachorro, ir ao cinema, à praia ou até mesmo fazer um curso de pintura, pode ajudar os níveis de estresse e ansiedade.


“Falar de Setembro Amarelo vem de encontro ao combate do estigma em se falar do suicídio. A proposição é falar de uma temática tão delicada com embasamento científico e direcionado a saúde. O efeito Werther que, por muito tempo, foi a base para não se falar sobre suicídio deturpou a importância de disseminar informações de promoção da saúde dentro dessa temática. Promoção essa que tem como um de seus objetivos principais a de construir acesso, psicoeducação e mitigar riscos. A identificação precoce de sinais e sintomas é a principal prevenção de casos de episódios de suicídio consumado”, diz Gabriela Lima Ladeira, diretora Assistencial da Vila Verde Grupo ViV Saúde Mental e Emocional.

Contatos

Cursos – O IIPC-BH Instituto Internacional de Projeciologia e Conceciologia está com diversos cursos presenciais e on-line. Você já teve a sensação de estar fora do corpo? Já teve sonhos lúcidos? Sonhos com sensação de estar voando? De 24/9 a 21/11 tem o curso on-line de Projeção Consciente, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h. Curso de Projeciologia, presencial, em BH, de 24/9 a 5/12, com aulas às terças e quintas, das 19h30 às 22h. Para quem no pode nesta data, terá outra turma presencial de 29/9 a 15/12, com aula aos domingos, das 9h às 14h. Dia 5/10 terá um curso sobre O que é Inversão Existencial.? Será em um sábado, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. O IIPC-BH fica na Av. do Contorno, 2090, sala 901,Floresta. Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 3653-2619.

Equilíbrio energético – A terapeuta energética Renata Moon aplica diversos tipos de técnicas em seções on-line e presenciais com objetivo de proporcionar para a pessoa equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. O trabalho é feito a partir da leitura intuitiva de arquétipos, que mostra qual o tratamento ideal para cada um. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.

Tarô e radiônicas – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconselhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.

Terapias energéticas – As sessões de terapias energéticas trazem benefícios que ajudam a melhorar a vida em muitos aspectos. Desconfortos emocionais podem causar doenças físicas, é possível sentir dores, ansiedade, medos, crenças limitantes e muitas sensações que causam mal-estar. É um sinal de que é preciso equilibrar a Energia Vital, restaurando autoestima, vitalidade, saúde e bem-estar. A terapeuta Alcéa Romano trabalha com reiki, barras de access, mesa radiônica da sombra ao sol e frequências de luz. Contato (31) 99971-6552.