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Cigarro eletrônico: Receita Federal aumenta fiscalização e vai cancelar CNPJ de vendedores
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No último mês de outubro, o órgão federal baixou norma que prevê a suspensão e até mesmo o cancelamento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem seguir comercializando os chamados “vapes”, proibidos desde 2009 no Brasil por determinação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Haiberliu por Pixabay
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Ao todo, 22 CNPJs já foram suspensos e a apreensão de cigarros eletrônicos pela Receita Federal alcançou a cifra de R$ 240 milhões, quase quatro vezes mais do que os R$ 63 milhões do ano passado. Foto: Flickr Miriam Zomer
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O cigarro eletrônico é altamente nocivo para a saúde. Recentemente, Lia Paiva, mãe de Diego Paiva dos Santos, que morreu aos 20 anos de infarto pulmonar, fez um vídeo nas redes sociais apontando como o vape (cigarro eletrônico) contribuiu para a morte precoce do jovem. Foto: Reprodução/Instagram
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“Uma das grandes causas da partida do meu filho”, declarou a empresária, que é mulher de Serginho, ex-jogador de futebol de São Paulo e Milan. De acordo com ela, a morte de Diego, no dia 7 de agosto, ocorreu após ele sofrer uma contaminação após bactéria entrar por um furúnculo. “Acreditamos que ele se contaminou no tatame (do jiu-jitsu) e a bactéria ficou alojada no ombro.” Foto: Reprodução/Instagram
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Diego usava cigarro eletrônico desde os 15 anos, o que causou comprometimento severo dos pulmões. “Nem pulmão tinha, de tanta infecção que tinha no pulmão”, afirmou. Foto: lindsayfox pixabay
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O uso de cigarro, tanto eletrônico como comum, é uma preocupação mundial. Este ano, por exemplo, o México ampliou (a partir de 15/1) a proibição do fumo em vários espaços públicos, incluindo praias e parques, e também vetou a publicidade de cigarros em qualquer meio de comunicação. Foto: Bastien Hervé - Unsplash
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Foi mais um ato de repúdio ao cigarro, dentre tantos que vêm surgindo nos últimos anos, em escala planetária. A proibição de publicidade também inclui redes sociais, serviços de streaming, "influenciadores" ou qualquer outra forma de marketing digital. Foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
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No Brasil, o uso de cigarros eletrônicos por adolescentes têm sido comum e causa grande preocupação. Reportagens alertam que o consumo ocorre, principalmente, nos banheiros ou nas quadras de colégios particulares. Há até relatos de venda de cigarro eletrônico por estudantes dentro de escolas. Foto: ArthurHidden - freepik
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O cigarro eletrônico funciona por meio de uma bateria que esquenta um líquido formado por água, aromatizante, nicotina, glicerina e propilenoglicol. Tragado pela boca, ele cria uma fumaça branca que pode ser inodora ou até ter cheiro, mas que rapidamente se dissipa no ar. Foto: lindsayfoz pixabay
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Chamado de vape ou pod, ele se parece com um pendrive. Custa entre R$ 60 e R$ 680. A venda é proibida no Brasil, mas ele é facilmente encontrado. Foto: sarahjohnson1 pixabay
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O cigarro eletrônico, assim como o comum, vicia, causa danos aos pulmões e é cancerígeno. E ainda afeta quem está ao redor. Professores acreditam que os alunos usam o cigarro eletrônico como meio de afirmação entre os colegas. Alguns não têm noção do perigo. Outros sabem que o cigarro é tóxico. Foto: eciglick.co.uk wikimedia commons
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O cigarro como instrumento de inclusão é um problema que foi debatido desde os tempos áureos do cinema, quando o fumo era considerado charmoso. Foto: Ralf Kunze pixabay
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Impossível saber o alcance do mal causado pelos filmes da época na saúde dos espectadores, tamanha a quantidade de personagens fumantes que inspiraram jovens ao longo de décadas. Foto: aamiraimer pixabay
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Entre as décadas de 1930 e 1960, houve uma sucessão de filmes em que os atores fumavam em ambientes que atraíam a atenção pelo requinte e pela autonomia dos personagens. Foto: divulgaçao filme Gilda
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James Dean, jovem e belo ator que servia de inspiração para milhares de fãs, apareceu fumando no clássico "Juventude Transviada" (1955). Olhe a foto e pense: quem, na época, não acharia um charme? Foto: divulgação
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A bela Audrey Hepburn ("Bonequinha de Luxo" e "A Princesa e o Plebeu") com sua piteira marcou época - um gesto hoje condenável. Foto: Domínio público
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Humphrey Bogart, no clássico "Casablanca", interpreta o charmoso Rick Blaine. Personagem tão cativante que divide o coração de Ilsa Lund (Ingrid Bergman). E em cenas atraentes, ele dava uma tragada no cigarro. Foto: Divulgação Humphrey Bogart Casablanca
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Humphrey, um dos maiores atores da história, desperdiçou boa parte da vida em nome do vício. Ele fumava não apenas nos filmes, mas na vida real. E fumou tanto que o câncer o matou cedo, aos 57 anos. Foto: Divulgação O Falcão Maltês
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Bette Davis foi uma das atrizes que mais vezes apareceu na tela com um cigarro nas mãos. Era um companheiro quase permanente. Foto: Divulgação
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O cigarro era até mesmo um instrumento de sedução, como nesta cena de "Now Voyager" (1942), em que o galã Paul Henreid acende o cigarro de Bette Davis, ambos num clima de sensualidade. Foto: Divulgação Now Voyager
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Aqui é o oposto. A mulher é que acende o cigarro do homem. Clark Gable, galã de sua geração, dá aquela olhada em Joan Crawford com o cigarro a postos. Foto: Divulgação
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Os filmes de faroeste também não largavam o cigarro. Clint Eastwood, um dos ícones do western americano, desejado pelas moças e por rapazes em sua época de herói, a todo instante tinha um cigarro na boca. Foto: divulgação
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John Wayne e Gary Cooper chegavam a receber dinheiro de fabricantes de cigarro para promover o produto nos filmes. Ambos morreram de câncer. Na foto, propaganda da marca Camel feita por John Wayne. Foto: divulgação
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Mais recentemente, o cigarro ainda marcava presença, embora com menos intensidade e sem associação a charme e elegância. Além disso, passou a haver uma resistência a esse tipo de apelo. Foto: divulgação
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Tanto que o cartaz promocional do filme Coco Chanel foi vetado, em 2009, na publicidade na França, pois tem Audrey Tautou segurando um cigarro - o que foi considerado uma propaganda de cigarro (proibida no país). Foto: divulgação
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Hoje, o apelo pelo cigarro já foi bastante reduzido. O cinema parou de glamourizar o fumo e não há mais propaganda de cigarro. No Brasil, os alertas dos males causados pelo hábito de fumar são explícitos nas embalagens em tentativa de dissuasão. Foto: Alexas fotos pixabay