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Outro problema brasileiro, principalmente na região amazônica, é a invasão de terras indígenas, muitas vezes com disputas sangrentas. Foto: Arquivo/ag. Brasil
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Criada para abrir a região norte com o resto do país, a Rodovia Transamazônica acabou "ajudando", ao longo dos anos, a expandir atividades criminosas, como desmatamento e garimpo, na região florestal. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
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A ideia do governo brasileiro seria abrir caminho em meio a imensidão verde para incentivar o crescimento da região. A rodovia passaria por sete estados e cruzaria 63 cidades. Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
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A Rodovia Transamazônica, ou BR-230, foi criada no período do governo militar e inaugurada em agosto de 1972 pelo presidente Médici. Foto: Reprodução YouTube/Arquivo Nacional
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Apesar de toda festa, sua inauguração não foi completa. Em 1972 a Transamazônica estava inacabada e com vários trechos sem asfalto. Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
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E o que era pra ser motivo de avanço brasileiro se tornou sinônimo de dor de cabeça. A Rodovia Transamazônica nunca ficou 100% completa. Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
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Sua construção era bastante complexa, com alto custo para o governo. Em período de chuva, fica impossível passar por alguns trechos por conta da lama. Foto: Reprodução YouTube/Inverno na Transamazônica
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Ao longo dos anos, a Transamazônica sofreu com a falta de infraestrutura, prejudicando a passagem de veículos pesados e impactando na economia da região. Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
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Sem a infraestrutura devida, a rodovia se tornou sinônimo de facilitação para o transporte de madeira ilegal, desmatamento, grilagem e garimpagem. Foto: Arquivo/ag. nacional
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A Transamazônica corta o país no sentido leste-oeste, tem seu km 0 na cidade litorânea de Cabedelo, na Paraiba, e vai até Lábrea, no estado do Amazonas. Foto: Arte/Wikipedia
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Uma curiosidade da Transamazônica é que mais de um terço do seu trecho está situado no território do Pará. Foto:
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Promessas não cumpridas, desmatamento da floresta, violações de direitos... A Transamazônica, para muitos, é considerada um grande fracasso do governo militar como legado para o país. Foto: Reprodução - Polícia Rodoviária Federal