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No Brasil, a ideia já foi exposta, mas também não há definição sobre a viabilidade dessa implantação. Os motoristas, acostumados com os sinais de trânsito de três cores, poderão contar com uma quarta coloração, dependendo do avanço das análises nessa área. Foto: Imagem de WikimediaImages por Pixabay
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Alguns especialistas defendem que, por causa da expansão dos veículos autônomos, um sinal na cor branca deveria passar a ser indicado nos semáforos. Foto: Reprodução do site Quatro Rodas
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Mas as cores já consolidadas na educação de trânsito continuariam em vigor. Os semáforos, portanto, passariam a ter quatro cores: vermelha, verde, amarela e branca. Foto: Imagem Freepik
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A ideiatem sido abordada em alguns países com o objetivo de permitir justamente uma maior fluidez no tráfego de veículos, principalmente em grandes centros urbanos Foto: Industry Wired Reprodução
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E a proposta passa pela existência dos carros autônomos, que possuem uma tecnologia avançada. Foto: Imagem Freepik
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Por meio dessa tecnologia de ponta, eles operam sem a necessidade de intervenção humana direta, ou seja, o carro dirige sozinho Foto: Flickr Mark Bradshaw
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Esses veículos são equipados para perceber e navegar pelo ambiente ao seu redor, tomar decisões corretas, executar manobras de direção, além de acelerar e frear sem a necessidade de um motorista humano. Foto: Imagem Freepik
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Quando um grande número de carros autônomos se acumulasse na estrada, a luz branca acenderia para que eles regulassem a circulação no cruzamento, tornando o trânsito mais fluido. Foto: Imagem Freepik
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Cientistas e pesquisadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pesquisa sobre a utilidade da quarta cor nos semáforos Foto: Site NC State
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Para eles, não se deve alterar em nada as outras cores. Portanto, o verde continuaria significando “siga". Foto: Imagem de WikimediaImages por Pixabay
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O amarelo se manteria como “atenção”, cabendo ao motorista reduzir a velocidade se preparando para parar logo em seguida, com a mudança para vermelho. E não acelerando feito louco quando vê o amarelo, como ocorre muitas vezes. Foto: Imagem de WikimediaImages por Pixabay
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E o vermelho continuaria com a função de alertar o motorista a parar. O vermelho já é consagrado mundialmente como um sinal de veto ou paralisação. Foto: Imagem de kalhh por Pixabay
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Já a adição do sinal branco serviria para alertar os motoristas humanos para apenas “seguir o carro à sua frente”. Foto: Imagem Freepik
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Pesquisadores acreditam que isso reduziria significativamente os atrasos no trânsito. Foto: Imagem de Nadezhda Andonova por Pixabay
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Ou seja, a luz branca indicaria para aos motoristas que os AVs (autônomos) estariam coordenando o seu movimento e o trânsito, tornando o tráfego mais eficiente durante um congestionamento. Foto: Imagem Freepik
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A ideia é que os veículos autônomos se comuniquem uns com os outros e com os semáforos nos cruzamentos dentro de certo alcance. Foto: Imagem Freepik
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Assim, todo motorista humano presente naquele alcance seria informado pela luz branca: PARE se ela apagar, CONTINUE se estiver acesa. Foto: Montagem em foto da CET Rio
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Se em algum cruzamento o número de carros autônomos for insuficiente e abaixo de determinado limite, os semáforos voltarão à opção normal de vermelho, amarelo e verde. Foto: Imagem Freepik
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No Brasil, ainda é baixa a presença de carros autônomos, o que dificulta a efetividade do novo sistema de semáforos. E até mesmo os testes seriam complicados. É aguardar para ver. Foto: Wilson Dias - Agência Brasil
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