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Desse modo, o foco é facilitar a comunicação dos usuários e o uso do sistema de pedágio eletrônico. De acordo com a visão do Conselho, tais regras podem permitir que os motoristas passem pelas rodovias sem a pausa para o pagamento. Foto: Divulgação/Confederação Nacional do Transporte
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Com isso, o prazo de pagamento do pedágio passa de 15 para 30 dias após o motorista passar pelo free flow. Caso a data limite para pagamento não seja considerada dia útil, o prazo será estendido até o próximo dia útil. Foto: Divulgação/Agencia Senado
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Além disso, os usuários poderão contestar as passagens ou valores cobrados que julgarem indevidos. Uma forma mais prática para facilitar o trânsito e o pagamento dos tradicionais pedágios. Foto: - Divulgação/Ecovias
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Todos os dados sobre cobrança passam a estar disponíveis em um local centralizado, além do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Por lá, o motorista já pode acessar a CNH e até ver quantas multas tomou. Foto: Divulgação/CCR
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A partir das novas medidas, haverão novas placas e símbolos instalados em todos os trechos onde o pedágio free flow de livre passagem é adotado, incluindo nos acessos das vias. Foto: Divulgação CRT
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Os motoristas, por sua vez, passarão a pagar apenas pelo trecho percorrido. Já os órgãos e concessionárias promoverão campanhas educativas para explicar o funcionamento do novo pedágio Foto: Divulgação/CRT
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As imagens capturadas do veículo serão armazenadas nos sistemas por 90 dias contados da data da passagem, ou cinco anos para motoristas que não pagaram o pedágio. Foto: Divulgação/CCR Autoban
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Assim, os veículos registrados no exterior não poderão deixar o país até o pagamento de todas as passagens nos pedágios eletrônicos. Foto: Divulgação site CCR
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Vale destacar que o pedágio eletrônico (free flow) será um sistema de cobrança que não exige o uso de cabines de atendimento, ou mesmo a adoção de uma tag por parte do motorista. Foto: Divulgação/CCR
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Mediante o uso deste sistema, o motorista nem sequer precisa diminuir a velocidade para que a leitura dos dados do carro aconteça. Foto: - Reproduçao site Ecovias
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Além disso, terá a possibilidade de cobrança do pedágio por trecho trafegado. Será, portanto, possível identificar em que ponto o carro entrou na rodovia e onde saiu. Foto: Xuaxo wikimedia commons
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Este pedágio eletrônico já é utilizado em mais de 20 países, como Noruega, Portugal, Estados Unidos, Itália, China. Ele também está no Chile, que foi um dos primeiros da América Latina a adotar o sistema em suas rodovias. Foto:
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No Brasil, este pedágio eletrônico já está instalado em rodovias federais, como a Rio-Santos (BR-101). Agora, foi liberado para vias urbanas e rurais. Entre elas, as estradas e rodovias federais, estaduais, distritais e municipais, em todo o território nacional. Foto:
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O pedágio eletrônico tem como objetivo apenas identificar de forma correta o veículo para a cobrança, sem multa. Assim, todas as câmeras e sensores instalados no pórtico são utilizados exclusivamente para este fim. Foto: Reprodução de vídeo BA TV
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Cabe salientar que a multa por evasão de pedágio será emitida apenas quando o pagamento não for efetuado. Ela será considerada uma infração grave, com penalidade de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foto: Divulgação
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O sistema de cobrança do free flow terá como base a tecnologia utilizada para a leitura das tags. Contudo, haverão mudanças para o reconhecimento correto de cada tipo de veículo. Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
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Quando um veÃculo passa pelo pórtico, sensores de alta resolução capturam as informações do tag e da placa. Em seguida, utilizando tecnologia de reconhecimento de caracteres e sensores de alta definição, o sistema identificará a placa e emitirá automaticamente a cobrança para o veÃculo. Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
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Serão instaladas diversas câmeras e sensores em um pórtico fixo na estrada. Elas conseguirão identificar os veículos que utilizam as tags, assim como fazer a leitura da placa para saber quem será cobrado. Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
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Nesta nova função, as câmeras utilizarão duas lentes para fazer análises em 3D. Diante disso, elas serão responsáveis por identificar o tipo do veículo, o número de eixos e quais estão levantados. Foto: Prefeitura de São Paulo
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Assim, luzes infravermelhas farão a iluminação visando a identificação até em situação de neblina ou fumaça. A implementação dos pórticos necessita acontecer dentro de 180 dias, logo após a publicação das novas regras no Diário Oficial da União. Foto: Divulgação SECOM
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Por fim, no Brasil, somente poderão ser adotados sistemas de cobrança, sem cancela, que forem homologados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O órgão irá abrir uma portaria, que será publicada até o fim de 2024 para estabelecer as regras. Foto: pixabay
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No momento, as motos não estão contempladas no sistema free flow. Em rodovias em que há cobrança para moto (com valores variáveis), inicialmente será preciso parar em um dos guichês indicados. Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
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