RIO DOCE

MG: dono de abatedouro clandestino é acusado de matar animais de forma cruel

Proprietário de abatedouro em Dom Cavati, na Região do Vale do Rio Doce, foi preso em flagrante em agosto por também causar danos ao meio ambiente

Publicidade

O responsável por um abatedouro irregular está sendo acusado de produzir e vender carnes impróprias para consumo, em Dom Cavati, na Região do Vale do Rio Doce. A denúncia foi feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e entregue à Justiça mineira. O proprietário do local está sendo acusado pela prática de poluição com danos ao meio ambiente e risco de danos à saúde humana e por produzir e vender material impróprio para consumo.

No dia 31 de agosto deste ano, depois de várias reclamações em virtude do mau cheiro constante, a Polícia Militar de Meio Ambiente fiscalizou o abatedouro. No local, foi encontrado cerca de 700 kg de carne bovina e subprodutos. De acordo com o MPMG, os insumos foram abatidos “de forma irregular, cruel e clandestina”.

Em fotos divulgadas pelo órgão é possível ver que as carnes ficavam armazenadas em caixas de plástico, no chão. Todos os produtos foram apreendidos e descartados no aterro sanitário de Dom Cavati. O proprietário do abatedouro foi preso em flagrante.

          Leia também: Onda de calor: Minas deve ter máximas acima de 40ºC neste domingo (12/11)

Além das formas irregulares de abate e armazenamento, a perícia constatou que efluentes e fragmentos de animais estavam sendo despejados em uma rede coletora e, em seguida, no Rio Caratinga. Foi constatado ainda que no local acontecia o armazenamento de couro e ossos de animais e que os chorumes dessas atividades também eram encaminhados para o curso d’água.

Diante disso, a Promotoria de Justiça ofereceu denúncia contra o responsável pelo abatedouro. Caso condenado, ele poderá pegar até 10 anos de prisão.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay