Choveu forte na região de João Monlevade, no Centro de Minas, nessa quinta-feira (16) -  (crédito: Redes Sociais/Reprodução)

Choveu forte na região de João Monlevade, no Centro de Minas, nessa quinta-feira (16)

crédito: Redes Sociais/Reprodução

Minas Gerais registrou 18 desabrigados e 117 desalojados devido às chuvas do período das águas, iniciada em setembro. A informação foi divulgada no boletim da Defesa Civil estadual desta sexta-feira (17/11).

Na noite de ontem, uma forte chuva acompanhada de vendaval provocou diversas quedas de árvores e destelhamento de imóveis em João Monlevade, Região Central de Minas. Moradores ficaram sem energia e três pessoas ficaram desabrigadas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-381, na altura de João Monlevade, ficou fechada nos dois sentidos devido à queda de árvores. A interdição durou mais de sete horas. Às 3h da manhã de hoje, a rodovia foi liberada.

Em Caeté, na Grande BH, a chuva causou alagamento e estragos pela cidade. Uma pessoa chegou a ficar ilhada dentro de um carro na Avenida Francisco de Paula Castro.

Em nota, a Cemig informou que na manhã de hoje ainda há pontos de interrupções de energia em Caeté. Apesar disso, não há nenhum ponto específico ou grande bloco sem energia. "As equipes continuarão atuando ao longo do dia e a previsão é de restabelecimento de todos os clientes afetados pelo temporal até o final dessa sexta-feira".

A Cemig também emitiu nota sobre a situação em João Monlevade:

"A Cemig informa que a falta de energia na cidade de João Monlevade, na noite de ontem(16/11), foi causada pelas rajadas de vento muito fortes que fizeram com que árvores se entrelaçassem nos cabos da linha de distribuição que liga as subestações de João Monlevade 3 à de João Monlevade 4.

Assim que identificou a ocorrência, a Cemig mobilizou suas equipes para percorrer toda a linha a fim de identificar a causa do problema e resolvê-lo. Por volta de meia-noite, as equipes conseguiram concluir os reparos e todos os clientes foram religados".

Nessa quinta-feira (16/11), a Defesa Civil estadual confirmou a primeira morte causada pelas chuvas na temporada de chuva 2023/2024. Um homem morreu depois que a estrutura de um barracão caiu sobre ele durante um temporal, na cidade de Cássia, no Sul de Minas.

Sete cidades mineiras estão em situação de anormalidade por desastres relacionados às chuvas. Veja a lista:

Conceição dos Ouros, Sul de Minas
Ponto Chique, Norte de Minas
Taquaraçu de Minas, Região Central de Minas
Arantina, Sul de Minas
Diamantina, Região Central de Minas
Formoso, Noroeste de Minas
Rosário da Limeira, Zona da Mata