Belo Horizonte não está na lista, mas registrou chuvas de baixa intensidade nesta sexta-feira (17/11)       -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press)

Belo Horizonte não está na lista, mas registrou chuvas de baixa intensidade nesta sexta-feira (17/11)

crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press

Em meio ao incômodo provocado pela onda de calor que atinge Belo Horizonte, os moradores da capital mineira podem ter um breve alívio com a chegada de pancadas de chuva ainda nesta sexta-feira (17/11).

 

A Defesa Civil municipal emitiu um alerta, válido até as 8h deste sábado (18/11), para chuvas de até 30mm. Além disso, há a possibilidade de ventos de até 50km/h. O órgão disse não ter a possibilidade de granizo.

 

 

Previsão do tempo para o fim de semana

 

A previsão meteorológica indica que o calorão continua por todo o fim de semana. A sexta foi de céu claro e parcialmente nublado com temperatura muito elevada e baixa umidade relativa do ar, principalmente à tarde.

 

No sábado (18/11), as temperaturas aumentam. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado com temperatura muito elevada e baixa umidade relativa do ar, à tarde. Também existe a possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, a partir do fim do dia. Os termômetros deverão oscilar entre 23°C e 39°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%.

 

A trégua chegará no domingo (19/11), quando o céu ficará parcialmente nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. Os termômetros deverão oscilar entre 22°C e 34°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%. 

 

Recomendações durante a chuva



- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.


- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.


- Atenção especial para áreas de encostas e morros.


- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).


- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.


- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.