Com a chegada do período de fim de ano, muitas pessoas procuram o local ideal para comprar o presente do amigo oculto de trabalho ou até mesmo do familiar para o Natal. Com isso, os riscos dos consumidores serem vítimas de golpes, principalmente envolvendo o cartão de crédito, aumentam.
Pensando na atuação dos criminosos nessas situações, a Polícia Militar de Minas Gerais dá algumas dicas para a população evitar maiores problemas.
O consumidor deve estar atento desde o primeiro momento quando vai fazer uma compra. É necessário sempre verificar o valor do pagamento na máquina antes de realizar o pagamento.
A PM também alerta para que os consumidores não façam pagamentos em máquinas que estejam com defeito ou com o visor quebrado.
Veja outras dicas:
- Se houver problemas, antes de realizar outra operação, verifique no aplicativo do banco no seu celular se a operação foi finalizada;
- Ative as notificações do cartão de crédito no celular;
- Nunca entregue o cartão na mão do vendedor, porque ele pode trocar por um similar ou obter os dados para fazer compras futuramente