Registro da chuva na Avenida João Pinheiro na tarde desta terça-feira em BH -  (crédito: Túlio Santos/EM/DA. Press)

Registro da chuva na Avenida João Pinheiro na tarde desta terça-feira em BH

crédito: Túlio Santos/EM/DA. Press

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de queda de granizo até as 19h desta terça-feira (12/11). Em algumas localidades da capital, a chuva já começou cair. A previsão é que o volume oscile entre 50 e 70 mm. Também estão previstos raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de quarta-feira (13/12).

 

Leia também: Fechamento de espaços para a população de rua gera polêmica em Juiz de Fora

 

Conforme notificação do órgão municipal às 17h24, chovia extremamente forte na Região Norte de Belo Horizonte, com volume superior a cinco milímetros a cada cinco minutos. Já na Nordeste, a chuva era classificada como “forte” pela Defesa Civil.

 

 

A situação mudou às 17h50, quando a Defesa Civil alertou que chovia extremamente forte somente no Barreiro. Na última notificação do órgão, a chuva permanecia forte na região Nordeste, moderada na Região Norte e fraca nas Regionais Oeste e de Venda Nova. 

 


Veja as recomendações da Defesa Civil

 

- Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Caso note rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Como receber alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e deslizamentos de terra por SMS. Os interessados devem realizar o cadastro, gratuito, enviando uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. Na sequência, o solicitante receberá uma notificação confirmando o cadastramento.