A segunda edição do Réveillon na Praça da Liberdade terá shows, espetáculos de luz e outras atividades. A programação, totalmente gratuita, foi divulgada na manhã desta terça-feira (19/12), em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apoio da Fundação Clóvis Salgado e Cemig, a programação da Virada da Liberdade 2024 terá como atração principal um show de luzes com 300 drones, sendo o maior já realizado no Brasil, afirma Leônidas Oliveira, secretário estadual de Cultura.
“Eles vão escrever no céu no Palácio da Liberdade palavras de paz e Feliz Ano Novo. Já avaliamos que a chuva não vai atrapalhar o show, se ela vier, é para limpar as más energias”, destaca Leônidas.
Os fogos de artifício serão o dobro do que o ano passado e sem barulho, para não incomodar pessoas autistas, idosos, crianças e principalmente os animais, que são os mais afetados pelos estampidos.
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas passem a virada do ano na Praça da Liberdade.
Segurança
O esquema de segurança, para preservação do patrimônio histórico e a proteção das pessoas, foi explicado pelo coronel da Policial Militar, Micael Henrique Silva, que destacou que este ano haverá uma unidade especializada em eventos para aumentar a segurança no local.
“Neste ano, além do policiamento habitual, teremos o apoio do comando de policiamento especializado, por intermédio da companhia de eventos e recobrimentos, que é uma unidade voltada para eventos e entretenimento, para suplementar os esforços das unidades básicas que já estarão envolvidas”, ressalta.
O coronel diz que centenas de policiais estarão nas ruas. “Nessa virada vamos proteger e cuidar dos mineiros que estiverem presentes na Praça da Liberdade, que é o nosso serviço.”
BH como referência
Leônidas Oliveira destaca que a expectativa é receber turistas de todo o país, consolidando Belo Horizonte como destino para o fim de ano no cenário nacional.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH), o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na capital mineira.
Leia também: Praça da Liberdade terá festa de réveillon inédita em BH
Marcelo Souza e Silva, presidente do CDL-BH, agradeceu a participação de todos na realização do evento. “Essa movimentação da cultura e do turismo com certeza traz um desenvolvimento econômico, geração de renda para as pessoas e geração de emprego. Marca o Réveillon de Minas Gerais para o Brasil e para o mundo”, afirma.
Programação completa
A Virada da Liberdade oferece atrações para todas as idades. O evento começa às 18h para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade. As famílias poderão curtir a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos.
Na mesma área será realizada a Cozinha Viva Mineira. Às 19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, vão preparar releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final poderá degustar as receitas.
Também no espaço Alamedas, a tradição da bênção, fortemente difundida em Minas Gerais, será levada à Virada da Liberdade com uma celebração do sincretismo religioso mineiro a partir das 20h, quando o Bloco Afro Magia Negra apresenta as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais. O grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.
Às 21h, será a vez do Afoxé Illê Odara encantar o público da Virada da Liberdade. Às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados para levar alegria e magia aos presentes e direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada.
No momento da virada, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones fazendo malabarismo nas alturas. O público vai receber lanternas de LED para um grande flashmob. “Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano, trazendo um visual espetacular para a celebração”, diz Leônidas Oliveira. A cantora e atriz Nany People será a apresentadora que dará o tom da virada.
Minas Gerais em palcos
O Palco Minas será o espaço para ouvir um bom samba no último dia do ano. A ser montado na Avenida Cristóvão Colombo, o palco receberá programação a partir das 19h com o Pagode das Minas. Às 19h50, será a vez da DJ Camis; às 20h10, o Rap 100 Kô; às 20h40, DJ Camis retorna. Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h e, às 22h15, a sambista Adriana Araujo sobe ao palco.
Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a noite da virada. O Palco Gerais, na Praça José Mendes Júnior, vai receber, às 19h, o Baile da Dri; às 20h10, o DJ Vini Brown; às 20h30, o Bloco da Calixto; às 21h40, o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, acontece o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes.
Para os apreciadores do mundo digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica. O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.
Comida e boas energias
A Virada da Liberdade vai contar com áreas de alimentação com food trucks recheados de variedades que celebram a comida mineira e contemporânea. O Coreto terá um espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos e energias positivas para o próximo ano.
A Praça terá ainda uma Árvore dos Desejos, em que basta deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos. Também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável em que uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais. Outra ação é a Alameda dos Desejos, um trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras para atrair boas energia para 2024.