Foliões em bloco de carnaval com o Mineirão ao fundo, em Belo Horizonte -  (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Foliões em bloco de carnaval com o Mineirão ao fundo, em Belo Horizonte

crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A contagem regressiva para o Carnaval de Belo Horizonte já começou: foliões, blocos e escolas de samba aguardam o dia 27 de janeiro, que marca o início oficial da festa. Com mais de 20 dias de folia, o final será no dia 18 de fevereiro de 2024. A divulgação da programação completa ocorrerá em breve.


O Carnaval de BH é reconhecido principalmente por sua essência democrática e plural. Além dos famosos blocos de rua, a festa da capital mineira contará com palco, desfiles de escolas de samba e blocos caricatos e uma abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro).


Em dezembro, a eleição da Corte Momesca abriu oficialmente o calendário de eventos carnavalescos de Belo Horizonte: foram coroados o Rei Momo Wallace Guedes, a Rainha Aline Caldeira e a Princesa Raíssa Medeiros, representantes legítimos da festa belo-horizontina, responsáveis por levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais de promoção da festa.

Na edição de 2023, o Carnaval de BH teve 5,25 milhões de foliões, sendo 226 mil deles turistas. O evento teve uma movimentação financeira de R$ 720 milhões na cidade, e a expectativa é que a edição deste ano seja ainda maior: 168 novos blocos de rua se inscreveram para desfilar pela primeira vez e o aumento nos cortejos previstos foi de 15%.


No total, 536 blocos de rua se cadastraram para desfilar. A previsão é de 581 cortejos, que serão realizados pelas nove regiões da cidade.