"O Carnaval de Belo Horizonte vive um momento histórico". Foi desta forma que o regente do tradicional bloco "Então Brilha!", Chris Di Souza, definiu a festa durante o Ensaio Geral na Avenida dos Andradas, neste domingo (14/1).
"É mais um momento de transformação e de propositividade, muito característico da nossa construção. O Carnaval vai evoluindo e, ao mesmo tempo, se preocupando em não perder a conexão com chão, resistência e luta", disse o multi-instrumentalista ao Estado de Minas.
Leia também: Carnaval para todos: folia em BH está atenta à inclusão
O músico acompanhou o teste da sonorização instalada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por mais de 600 metros da Avenida dos Andradas. Ele observa que a estrutura é muito bem-vinda, esperando que ela seja ampliada.
"Estamos amplificando a sonorização dos blocos e também todos os nossos desejos e sonhos. Que isso possa atingir todas e todos", frisou.
A estrutura recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões por meio de Lei de Incentivo a Cultura, em uma parceria do Governo do Estado com a Cemig e a Codemge. Ao todo, 24 blocos passaram pela avenida durante o fim de semana.
Lara Sousa, uma das fundadoras do bloco Truck do Desejo, destinado a mulheres LGBTQIA+, avaliou que a estrutura traz "muita potencia" para o Carnaval de BH.
"A estrutura experimental vem com muita potência. É uma forma de tornar o som acessível durante toda a avenida. Acho que esse projeto é muito positivo para a cidade, pensando em sua expansão para várias avenidas e ruas de BH", disse.
A organizadora do bloco preparava seu grupo para tocar na Andradas quando contou à reportagem que as expectativas para a festa de 2024 são as "melhores possíveis". "Organizamos quase que o ano inteiro, todo ano, para fazer a folia, que é nossa redenção. É nosso espetáculo na cidade", frisou.
A produtora do Baianas Ozadas, Polly Paixão, avaliou que o Carnaval de BH está "avançando 10 anos em 1". "A gente acha maravilhoso. Finalmente as nossas baterias estão sendo ouvidas por todo mundo que está no desfile", disse.
O bloco encerrou o segundo e último dia de Ensaio Geral na Andradas, com alguns minutos de atraso, mas sem desanimar os foliões. "É uma alegria muito grande ter o governo do estado escutando as necessidades dos blocos. (...) A expectativa para a festa é imensurável", completou Polly.