
BH amanhece com cenário de destruição após forte chuva
Capital está coberta pela sujeira e prejuízos deixados pelo temporal da noite dessa terça-feira (23/01); regionais entram em alerta para risco geologico
Mais lidas
compartilhe
Siga noSujeira, árvores caídas e lama. Belo Horizonte amanheceu com cenário de destruição depois da forte chuva que atingiu a capital na noite dessa terça-feira (23/01). Em apenas três horas, o volume de chuva chegou quase a 30% do esperado para o mês de janeiro.
23/01/2024 - 21:35 Prefeitura de BH inicia credenciamento de transporte escolar na capital 23/01/2024 - 22:55 Chuva em BH: regional registrou quase 30% do esperado para o mês em 3h 23/01/2024 - 23:49 'Minha vida acabou', diz mãe de menina morta em briga de trânsito na BR-381
Os danos e prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Várias residências nas regiões Centro-Sul, Oeste, Nordeste e Pampulha ficaram sem energia elétrica por causa da tempestade. O temporal deixou ruas e avenidas alagadas, pessoas ilhadas e árvores caídas.
A fúria das águas levou pânico a várias vias de BH, como a Rua Michel Jeha, na Barragem Santa Lúcia, Região Centro-Sul, onde carros foram arrastados e terminaram empilhados pela via. Pessoas que estavam dentro de carros precisaram ser resgatadas por populares.
As avenidas Prudente de Morais, na mesma região, e Francisco Sá, na Região Oeste, se transformaram em um “rio” durante o temporal. Na região de Venda Nova, pelo menos 15 moradores ficaram ilhados na Avenida Ministro Oliveira Salazar, no bairro Santa Mônica.
Risco geológico
Depois da forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite dessa terça-feira (23/01), a Defesa Civil da capital colocou as regionais Venda Nova, Barreiro, Noroeste e Nordeste sob alerta de risco para desabamentos e deslizamentos de terra. O aviso é válido até sexta-feira (26/01).
O órgão recomenda que as pessoas observem manifestações do solo como inclinações, trincas, abaulamentos e rachaduras de terrenos e paredes. Caso algum dos sinais seja constatado, a orientação é que as pessoas saiam do local e liguem para a Defesa Civil – pelo 199 – ou para o Corpo de Bombeiros – pelo 193.