O Brókio do Xai-Xai conta com a banda da Bartucada -  (crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)

O Brókio do Xai-Xai conta com a banda da Bartucada

crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press

O Brókio do Xai-Xai saiu da cidade histórica de Diamantina, na Região Central de Minas, e chegou à Savassi com grande estilo na tarde deste domingo (28/1). Costumeiro no pré-Carnaval de Belo Horizonte, o bloco é composto pelo grupo Bartucada e tem um público alegre e caricato.

"O Bartucada tem mais de 50 anos e é bem tradicional do Carnaval. Estamos todos os anos em Diamantina e em Belo Horizonte, e nosso principal evento no pré-Carnaval é o Brókio do Xai-Xai, mas nosso carro-chefe é na terça-feira de Carnaval mesmo, com nosso megabloco", explicou Rafael Braga, um dos integrantes do grupo.

Dos frequentadores, o bloco só recebe elogios. "Xai-Xai é um bloco que reúne família, pode trazer criança e tudo mais. Todo ano, a gente se reúne aqui na rua Sergipe, e é só alegria", conta Cláudia Abreu, que foi com seu marido, Carlos Henrique, e seu filho, Maicon.

O bloco, cujo nome foi criado a partir de uma brincadeira com a palavra "xixi" pronunciada por um gringo, é caricato, e os foliões aproveitam a oportunidade para exercitar a criatividade nas fantasias. Josiane Acorsi, por exemplo, foi fantasiada de Rainha de Copas, acompanhada de seu marido André Machado, que estava de Sete de Copas.

 

Leia também: Bloco MovAT promove a 7ª Caminhada Pelas Vidas Trans

 

“A família inteira vem todo ano para o Xai-Xai, e todo ano a gente investe na fantasia. Já desde solteira, e quando começamos a namorar, iniciamos com fantasia de casal. Agora é fantasia de família, pois temos dois meninos. A gente gosta muito da tradição. Eles tocam muita marchinha tradicional, é um Carnaval bem de rua, vem de Diamantina com esse Carnaval bem raiz. Minha sogra é a porta-bandeira e é de lá (Diamantina)”, conta ela.

A porta-bandeira, no caso, é Terezinha Lopes, que desfila há 22 anos e considera o Xai-Xai sua paixão. “Estou com 82 anos e não paro de desfilar”, declarou.

E não falta criatividade no bloco. Marcelo Bramt é artista plástico e produziu sua própria fantasia a partir de sacos plásticos, cheia de movimento e muita cor. Há bastante tempo no bloco, ele espera que o Xai-Xai permaneça levando alegria ao público.

“As expectativas são as melhores em tempos difíceis. Esperamos que o Carnaval traga alegria, esperança, novas falas, energias e muita cor, porque é o que o Brasil está precisando. Estamos apenas começando e vamos continuar”, diz.

A banda do Xai-Xai é formada por integrantes da Bartucada, com cerca de 150 pessoas, sendo nove pessoas nos metais, 40 na bateria, e os demais formando a alegoria, acompanhados de bonecões, porta-estandarte e porta-bandeira.