O cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2024 começa nesta terça-feira (16). O credenciamento é feito no Colégio Marconi, na Rua Paracatu, 1.574, Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.


Logo pela manhã, uma grande fila havia se formado em volta de toda a instituição de educação. O primeiro é Kleber Ferreira Pinto, de 49 anos, que está na fila há 25 horas. “Cheguei ontem, às 7h da manhã. Passei o dia todo, a noite e, agora de manhã, e vou até meio-dia, se Deus quiser. Serei o primeiro inscrito do Carnaval de 2024 em Belo Horizonte”, conta.




O vendedor ambulante explica como está se virando. “Tomei café ontem, almocei aqui próximo e minha irmã trouxe um café pra mim hoje e usei o banheiro da escola. Está dando para levar tranquilo”, diz.

Kléber Ferreira Pinto, o primeiro da fila e já está há 26 horas

Jair Amaral/EM/D.A.Press
 

É o terceiro ano de Kléber como ambulante no Carnaval da capital mineira. Ele pretende ficar em um lugar diferente a cada dia, Castelo, Floresta e o Hipercentro. Neste ano, ele também quer diferenciar a venda. “Quero mexer com comida e vou agregar algumas coisas novas”, destaca.

 

Também estavam na fila o casal Ângelo Gabriel e Carla Ferreira, levando o filho Ângelo Miguel de 8 meses. “É a primeira vez como ambulante. Pretendemos ficar no melhor ponto possível, por ali na Avenida Amazonas. A expectativa é alta”, explicam.

Casal Ângelo Gabriel e Carla Costa Ferreira com o filho de 8 meses

Jair Amaral/EM/D.A.Press

Eles afirmam que nos dias de Carnaval o bebê deve ficar com a avó. “Vamos vender cerveja, água e refrigerante. É o que dá mais lucro para nós”, ressalta. O casal diz que chegaram na fila às 5h da manhã e não esperavam o número de pessoas presentes no local.


“A fila tá gigante. Acreditamos que seríamos os dez primeiros, porque chegamos cedo, mas teve gente que se preparou. Tem pessoas até com barracas”, brincam.


Jaeldsom Bispo de Souza, de 43 anos, trabalha como ambulante há 20 anos e no carnaval há oito anos. Ele chegou na fila 1h da manhã desta terça (16) e contou as expectativas e mudanças. “Tirar uma graninha boa. Neste ano não vou vender bebida, vou estar vendendo gelo. O pessoal pede muito gelo no carnaval. Tem gente que paga 40 a 50 reais no saco de gelo”, afirma.


Expectativa para mais ambulantes

Andre Luiz Altair,presidente da CATA

Jair Amaral/EM/D.A.Press

André Luiz, presidente do Centro de Apoio ao Trabalho Ambulante (Cata), que é uma associação dos ambulantes, afirma que neste ano espera mais cadastros do que no ano passado, que foram de 16 mil. “Hoje deve demorar umas 5 a 6 horas. Agarra assim pelo número de pessoas e pelo horário que vai começar. Acreditamos que vai chegar a uns 18 mil inscritos neste ano, porque também não tem uma limitação de vagas. Então, enquanto tiver cadastro, o pessoal irá fazer”, diz.

Perrengues na fila

Alguns ambulantes reclamam da falta de banheiros e o horário do atendimento. Uma delas é Cleuza Avelar, que faz o processo há seis anos. “Porque começou meio-dia? Nos outros anos, o pessoal chegava e já era atendido”, reclama.

O prazo para o credenciamento vai até o dia 26 de janeiro. O atendimento acontece ao longo de todos os dias, com exceção do domingo (21). A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o Credenciamento de Ambulantes do Carnaval 2024 acontece no horário de 12h às 20h. Além disso, eles orientam que não há necessidade de aglomerar antes do horário previsto.

"É importante esclarecer que todos os ambulantes interessados serão credenciados e que não há limite de credenciais. Vale destacar também que serão 10 dias de cadastro, entre os dias 16 e 26 de janeiro (exceto domingo).

A PBH informa ainda que, neste ano, todo o processo de cadastramento foi facilitado, sendo disponibilizado uma etapa única, na qual o ambulante se inscreve e já sai com a credencial no mesmo dia", informam.

 

compartilhe