Voltou a chover extremamente forte em Belo Horizonte. Na tarde desta sexta-feira (26/1), de acordo com a Defesa Civil municipal, uma tempestade atingiu a Região de Venda Nova. Outras regiões registraram chuva forte (Pampulha e Leste) ou moderada (Noroeste e Nordeste).
Além disso, Belo Horizonte está em alerta de chuva e queda de granizo para a tarde desta sexta-feira (26/1). A previsão é de pancadas de até 30 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Leia: Cidades do Vale do Rio Doce sofrem com fortes chuvas desde fim de semana
Durante o aviso, a Defesa Civil da capital recomenda que as pessoas evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. Além disso, é indicado que as pessoas não atravessem em ruas alagadas, não estacionem veículos debaixo de árvores e mantenham atenção redobrada para áreas de encostas e morros.
O Aeroporto da Pampulha, no Bairro São Luiz, ficou fechado por cerca de 10 minutos nesta tarde devido ao mal tempo. Após o temporal que atingiu a região, as atividades foram retomadas.
Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Cuidados durante a chuva
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
- Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
- Procure estacionar em um local seguro e coberto.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.