Depois de Belo Horizonte, Betim, município da Região Metropolitana, também teve as duas primeiras mortes por dengue em 2024 confirmadas nesta quinta-feira (1/2). Em estado de emergência para a doença, a cidade tem 1.948 exames pendentes de resultado.
As duas vítimas eram mulheres e tinham comorbidades, segundo a Prefeitura de Betim. A primeira, de 77 anos, procurou atendimento médico quando a doença já estava avançada, e morreu na quarta-feira (31/2). Ela tinha diabetes e hipertensão. A segunda, de 30, também teria procurado atendimento tardio, e já apresentava sangramentos e outros sintomas graves. Ela tinha problemas de obesidade e anemia falciforme.
Na última sexta-feira (26/1), Betim decretou situação de emergência por causa da doença. Entre as medidas previstas estão a aquisição em regime de urgência de insumos e materiais; a contratação temporária de serviços e de profissionais; e o remanejamento de servidores da Secretaria Municipal de Saúde necessários ao atendimento da situação emergencial.
Belo Horizonte confirma duas mortes
Nesta quinta, Belo Horizonte também confirmou duas mortes por dengue na cidade. Até o momento, já são 1.414 contaminações pela doença na capital mineira. Outros 7.647 estão sendo investigados. A Regional do Barreiro é a que mais possui casos confirmados de dengue em Belo Horizonte. Até a tarde desta quinta-feira, foram registradas 322 contaminações.