Saindo da Avenida dos Andradas, no Centro de Belo Horizonte, o bloco Volta Belchior arrastou uma multidão no início da tarde deste sábado (10/2).
Fundado em 2016, o bloco em homenagem a Belchior (1946-2017) toca as músicas do cantor e compositor cearense em arranjos carnavalescos. Um dos coordenadores do bloco, Kerison Lopes, comemorou a festa de 2024 com a sonorização da avenida. “Belo Horizonte, a bateria, os foliões mereciam a avenida sonorizada. Tem gente espalhada por toda Andradas aproveitando e curtindo o som”.
A festa contou ainda com a participação de Vannick Belchior, filha do grande homenageado do bloco. “Estou muito emocionada de estar aqui hoje. Meu pai sentiria honra de ter sua obra enaltecida no Carnaval”, declarou.
A farmacêutica Julia Lins, de 29 anos, é de Alagoas e veio passar o primeiro carnaval na capital mineira. Ela e os amigos estão curtindo o primeiro dia oficial de folia na Andradas. A turista também aprovou o sistema de som da avenida.
“É a primeira vez que vejo uma avenida sonorizada. Estava lá na frente e escutei eles falando sobre o início do bloco. Estou achando ótimo e amando tudo."
Leia também: Galeria: veja imagens do desfile do Bloco Seu Vizinho
As irmãs Rosangela e Rosilene Jorge acompanham o Volta Belchior desde que o bloco saía pelas ruas do bairro Santa Tereza e estão muito satisfeitas com a festa de 2024. Elas também elogiaram o sistema de sonorização da avenida.
“Está maravilhoso esse ano, excelente. Muito melhor que no ano passado, muito mais gente. A segurança também está ótima. Não tivemos problemas na compra de bebidas e comida. A festa de 2024 está muito melhor que a do ano passado”.
Bloco político
Aos sons de “Fora, Zema” e “Bolsonaro na cadeia”, a bateria animou o publico até o início da noite deste sábado. Durante um discurso, a organização do Volta Belchior exaltou o fato de ser um bloco político e afirmou não aceitar nenhum tipo de preconceito.
“Essa bateria não aceita assédio, ninguém que passe a mão e puxe o cabelo de ninguém. Não aceitamos homofobia ou racismo. Queremos respeito!”, manifestaram os organizadores.
Wesley Duarte desfilou junto com a bateria do bloco e usou o momento para protestar contra a mineração na Serra do Curral e o mar de lama.
Conceição Veloso e Maria do Carmo de Oliveira sempre desfilam com o bloco Volta Belchior. Em 2024, a dupla se manifestou a favor da Palestina, usando bandeiras, adesivos e pinturas de rosto para apoiar a causa. Nos anos anteriores, estavam imbuídas em prol da causa feminista durante o cortejo.