Em seis dias, 937 pessoas tiveram exames positivos para a doença -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press)

Em seis dias, 937 pessoas tiveram exames positivos para a doença

crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press

Durante a semana de carnaval, entre 10 e 15 de fevereiro, os casos de dengue aumentaram em 35% em Belo Horizonte. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgados nesta quinta-feira (15/2), são 3.586 confirmados.

 

No boletim da semana passada, em 9 de fevereiro, eram 2.649 casos. De lá para cá, mais 937 pessoas tiveram exames positivos para a doença. Há 19.636 casos notificados pendentes de resultados de exames laboratoriais e avaliações epidemiológicas.

 

Neste ano, foram confirmados ainda 248 casos de chikungunya em moradores de Belo Horizonte. Há 630 casos notificados pendentes de resultados. Não há registro de casos de zika na capital.

 

Mortes por dengue

 

Conforme divulgado pela Prefeitura de BH, a capital tem cinco mortes por dengue; todas as pessoas tinham comorbidades. Outras cinco mortes estão sob investigação.

 

Veja:

Mulher, 71 anos, moradora da regional Pampulha

Mulher, 26 anos, moradora da regional Barreiro

Mulher, 56 anos, moradora da regional Oeste

Mulher, 41 anos, moradora da regional Venda Nova

Homem, 84 anos, morador da regional Leste

 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a dengue é uma doença sazonal, sendo que 30% a 50% dos casos podem ser de forma assintomática, com ocorrência e ampliação dos casos de janeiro a abril, e queda até maio, sem impacto direto do carnaval, mas que tem curva epidemiológica regular de crescimento neste período.

 

 

Minas Gerais

 

Minas Gerais registrou 181.645 casos prováveis de dengue. Desse total, 62.872 são confirmados para a doença. Até o momento, há 18 óbitos confirmados, e 100 estão em investigação.

 

Quanto à febre Chikungunya, foram registrados 2.686 casos prováveis, dos quais 15.222 já estão confirmados. Há um óbito confirmado, e outros 13 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis, sendo apenas um confirmado. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.