Belo Horizonte registra chuvas extremamente fortes na tarde deste sábado (17/2). De acordo com a Defesa Civil da capital, por volta das 14h45, a precipitação chegou a ser superior aos cinco milímetros a cada cinco minutos na Região Centro-Sul, o que configura alerta máximo. Na Região Leste, a chuva é considerada forte. Também chove, mas com menos intensidade, na Zona Oeste da cidade.
A cidade está sob alerta para pancadas de chuvas de 30mm a 50mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h até as 8h de domingo (18/2). A Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamento em caso de tempestades.
Este é o último sábado do período oficial de carnaval em Belo Horizonte. Mesmo com a previsão de tempestade e as nuvens ocultando o céu, os foliões não se intimidaram e foram às ruas. No hipercentro da cidade, a chuva não afastou quem quis se despedir da festa no bloco do DJ e cantor Pedro Sampaio, que desfila pela Avenida Afonso Pena.
Leia mais: Veja os blocos de carnaval que saem neste final de semana em BH
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil de BH para casos de tempestade:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.