BH passa por uma epidemia de dengue em 2024 -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

BH passa por uma epidemia de dengue em 2024

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

Com a escalada de casos de dengue em Belo Horizonte, o sistema de saúde se prepara para uma pressão nas unidades de atendimento nas próximas semanas, conforme prevê o secretário municipal da área, Danilo Borges. A declaração foi feita em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (19/2).

 

O número de casos suspeitos de dengue disparou na cidade. Mais de 16 mil pessoas aguardam o resultado de exames para diagnosticar a doença. “Verificamos que essa previsão (de alto número de casos) se concretizou e a gente deve enfrentar, nas duas próximas semanas, uma pressão por atendimento muito forte no nosso serviço de saúde”, afirmou.

A epidemia de dengue força a prefeitura a abrir novas unidades de assistência à população. Depois de decretar situação de emergência pela doença, nesse sábado (17/2), a capital mineira se prepara para  inaugurar três hospitais temporários para atendimento de pacientes com sintomas de dengue, nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova.

“O que a gente precisa é um atendimento rápido, porque a maior parte dos casos, felizmente, são leves. Esses pacientes já vão receber a hidratação, já sabem que os seus casos são leves. Mas aqueles que precisarem de um recurso hospitalar, a ideia é que ele já fique nessa unidade para que a gente ganhe tempo, otimize recursos e não precise transferir paciente de unidade”, afirma o secretário.

Os endereços, no entanto, ainda não foram definidos. “Estamos em tratativas porque a Secretaria Municipal de Saúde ainda não dispõe do espaço. A gente vai demandar de parceiros ou da própria Secretaria Estadual de Saúde para que possamos viabilizar isso”, afirma.