Sob a inspiração nas antigas marchinhas de carnaval, Belo Horizonte acaba de ganhar uma playlist, intitulada Carnaval BH 2024, com músicas da folia deste ano. Idealizado por Henrique Portugal, ex-integrante da banda mineira Skank, e pelo produtor Alex Xavier, o lançamento dos hits acontece nesta quinta-feira (1º/2), nas plataformas digitais de música. 



Segundo Henrique, após o fim do Skank, no ano passado, ele passou a criar outros projetos no ramo musical. “Vivo disso há mais de 30 anos. Como a música me deu muita coisa, quero devolver meu aprendizado mostrando os caminhos para os artistas de Minas Gerais”, conta.

O projeto da playlist do Carnaval de BH reúne blocos com diversos ritmos e características e utilização de instrumentos diferentes para gravar uma música própria e um vídeo institucional. A intenção é deixar as canções da folia mineira cada vez mais autorais, com possibilidade de gerar renda aos grupos.

“É legal os próprios blocos contarem sua história. Nosso trabalho é mais institucional, oferecendo alta qualidade de gravação e que eles tenham a própria identidade. O carnaval está crescendo muito, mas achei que estava faltando algo autoral, com músicas e histórias próprias”, comenta Henrique.

Henrique Portugal e Alex Xavier idealizaram a playlist

Tulio Santos/EM/D.A Press

“Já que tenho um selo com o Alex, pensei: ‘Vamos fazer uma compilação com blocos de BH’. Já converso sobre essa ideia com a prefeitura desde julho do ano passado. Em vez de começar o carnaval no fim do ano, é possível iniciar em setembro, para ele se tornar um segmento de sociedade”, continua.

Profissionalizar o carnaval e levá-lo a fazer parte da rotina da cidade pode incluir ganhar dinheiro, conforme explica Henrique. “Hoje em dia, para tudo que vamos fazer, pensamos: ‘Qual playlist usar?’. A partir disso, juntei a ideia das marchinhas dos anos 70 com uma playlist, que é algo atual. Precisamos mostrar para as pessoas que tocam nos blocos que elas podem ter uma geração que anda junto com o carnaval. Algo que não seja só ao vivo; estamos falando de geração de patrimônio."

Segundo Alex Xavier, no próximo ano, a intenção é gravar com mais grupos e começar os trabalhos ainda em 2024. “Queremos antecipar essas gravações para outubro e novembro. Isso é uma forma, inclusive, de as pessoas conhecerem os blocos e suas músicas por mais tempo. Além da possibilidade de exportar os grupos para outras cidades, como outra forma de gerar renda”, diz.

Neste ano, nove blocos participaram das gravações:

  1. Alcova Libertina
  2. Bartucada
  3. Cabrobloco
  4. Funk You
  5. Insanidade
  6. Pacato Cidadão
  7. Swing Safado
  8. Trem du Bão
  9. Truck do Desejo

Mineiridade

Um dos blocos da lista, o Trem Du Bão foi idealizado por Maurilio Victor Silva Rabello, o Badá, e desfila no pré-carnaval em 4 de fevereiro, a partir das 14h, na Região Noroeste de BH. Segundo Badá, também regente da bateria, o grupo tem como principal característica o ritmo musical mineiro e a utilização dos instrumentos do Congado, manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira.

Desde 2019 que o bloco desfila na Rua Dom José Gaspar, em frente à PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico. O grupo toca músicas de Milton Nascimento, Vander Lee, Paulinho Pedra Azul e outros artistas mineiros, com instrumentos como a caixa de folia e patangome.

“Pegamos elementos das músicas mineira e baiana e partes funkeadas. Assim, fomos criando os ritmos. Na cultura do carnaval de BH, a maioria das pessoas que está na bateria nunca tocou instrumentos, por isso, fazemos oficinas e ensinamos todo o processo. No primeiro desfile, eram 30; para este ano, temos mais de 50 pessoas tocando”, diz Badá.

Um dos professores da bateria é Davidson Inácio. Ele faz parte do congado mineiro e ensina os participantes a usar os instrumentos. “Geralmente, temos uma didática leve, ensinando vivências da nossa tradição. É cantando e dançando o que vão tocar, convidando a pessoa para visitar uma guarda de congado, um quilombo ou um terreiro. Parte do processo de ensino é o mesmo dos quilombos, mas há separação do sagrado e do que vai para a rua”, explica.

Desde 2019, o bloco desfila na Rua Dom José Gaspar, em frente à PUC Minas. Na foto, o cantor Flávio Pequeno

Tulio Santos/EM/D.A Press

Para 2024, o grupo terá uma ala para pessoas com deficiência (PCDs), em parceria com o Instituto Soul Cial. “Entendemos a necessidade de devolver para o território da Região Noroeste, um trabalho social por meio da música. O instituto é de integrantes do bloco e ganhou este nome que significa ‘soul, do ritmo musical, e ‘cial, da palavra social”, diz Flávio Pequeno, da regência do Trem Du Bão.

Onde escutar?

A playlist Carnaval BH 2024 está disponível nas principais plataformas digitais de música, no perfil da AKXA Music.

Veja todos os aplicativos disponíveis:

Amazon
Anghami
Apple + Shazam
Audiomack
AWA
Boomplay
Deezer
Facebook / Instagram Audio Library
Facebook / Instagram Rights Manager
Flo - Dreamus
iHeartRadio
iMusica
Jiosaavn
JOOX
KKBOX
Mixcloud
NetEase
Nuuday
Pandora
Peloton
Resso/TikTok Music
Rhapsody/Napster
Snap
Soundcloud
Spotify
Tencent
Tidal
TikTok
YouTube Content ID
YouTube Music


compartilhe