A tarde desta sexta-feira (1/3) trouxe chuva para a capital mineira. De acordo com a Defesa Civil, a precipitação nas regionais Oeste e Leste era considerada forte, de 2,6 a 5 mm. Já na região Centro Sul, a chuva era extremamente forte, com volume superior a 5 mm.
Além disso, as regionais Noroeste e Pampulha apresentavam, na tarde de sexta, chuva moderada, com volume de 1,1 a 2,5 mm. O órgão havia emitido anteriormente um alerta de pancadas de chuva para BH, válido até as 8h deste sábado (2/3). O aviso informa sobre a possibilidade de precipitação entre 20 e 40 mm de volume, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Alerta para Minas Gerais
Além da capital, outras 574 municípios mineiros estão sob alerta de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta sexta-feira (1/3), um alerta para chuvas intensas em 575 municípios de Minas Gerais, válido até as 10h de sábado (2/3).
De acordo com o Inmet, o volume pluviométrico deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explicou a razão para as chuvas na primeira quinzena do mês. "Março terá pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no início do mês para a maior parte do estado, mas sem perspectiva daqueles dias consecutivos com chuva", afirma.
Recomendações
1. Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
2. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).