Capital terá céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva nesta quarta-feira (6/3) -  (crédito: Edésio Ferreira)

Capital terá céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva nesta quarta-feira (6/3)

crédito: Edésio Ferreira

Minas Gerais está sob alerta meteorológico em decorrência das chuvas de fim do verão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 663 municípios estão em aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas. Os demais estão em alerta para tempestades. Os comunicados são válidos até a manhã desta quarta-feira (6/3).

 

Leia: Regional de BH tem quase 50% de chuva esperada para março

 

Conforme o órgão, na maior parte do estado, a previsão é de precipitações de até 50 mm/dia ou 30 mm/h e ventos intensos podendo chegar a 60 km/h. Em cidades do Sul e Sudoeste mineiro, pode haver também queda de granizo.

 

Apesar do grande volume de chuva, o Inmet informa que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Além disso, o mesmo fenômeno que atinge Minas Gerais e a Região Sudeste do país poderá causar tempestades em outras localidades brasileiras, como no Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

 

A previsão para quarta-feira é de céu nublado com pancadas e trovoadas isoladas nas regiões Noroeste e Central de Minas. Nas demais partes do estado, o tempo poderá ficar parcialmente nublado, também com possibilidade de ocorrência de chuvas. Os termômetros devem marcar máxima de 35ºC e mínima de 20ºC. Na capital, a máxima deverá ser de 29ºC, e a mínima, 20ºC.

 

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos e consequências pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.