A campanha de vacinação contra a gripe em Minas Gerais começa no dia 25 de março, após a antecipação do calendário pelo Ministério da Saúde (MS). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (12/3).
Tradicionalmente, a vacinação contra gripe inicia em abril e maio. Neste ano, a campanha se antecipa ao período de sazonalidade da doença, que se soma à epidemia de arboviroses e pode pressionar ainda mais o sistema de saúde. “Nós temos que diferenciar bem esse fluxo. Já estamos nos organizando nesses atendimento que devem crescer nos próximos dias”, afirmou o secretário de Saúde.
O quantitativo de doses enviadas para Minas Gerais, e a chegada do imunizante ainda não foi confirmado. As doses serão distribuídas aos municípios por meio das Unidades Regionais de Saúde, e a responsabilidade da operacionalização da vacinação é de cada cidade. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) orienta que a população verifique junto às Unidades Básicas de Saúde dos municípios sobre o planejamento para a administração da vacina.
Leia também: ‘Não teremos sossego’, diz secretário de Saúde de Minas
A vacina é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no país.
Doenças respiratórias
À espera de uma pressão por atendimento de doenças respiratórias nas próximas semanas, Minas Gerais reforça o atendimento pediátrico em Belo Horizonte. No Hospital Infantil João Paulo II, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, serão abertos 10 leitos de UTI até o fim de março.
“Elas (doenças respiratórias) atacam muito nesse período de outono aqui em Minas Gerais. Nós já estávamos nos preparando para isso. O que tem de atípico é a epidemia de dengue da nossa história”, afirma o secretário de Saúde.