Dia de homenagens a São José, patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, protetor das famílias e dono de uma legião de devotos na capital. Nesta terça-feira (19/3), milhares de pessoas participam de missas, orações e bênçãos no Santuário Arquidiocesano São José, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.
Leia também: Moradores de BH reclamam de forte cheiro de gás em bairros da cidade
Quem mora na capital ou em cidades da Região Metropolitana de BH faz agradecimentos a Deus, por intercessão do santo, renova as esperança e fortalece a fé. E traz seus pedidos, que podem ser para problemas nacionais ou de âmbito universal. “Me chamo José devido a uma promessa feita pela minha mãe. Moro em BH há 16 anos e tenho muito amor, desde criança, pelo pai de Jesus. Trago essa devoção no coração pela Sagrada Família: Jesus, Maria e José”, contou o paraibano José Edigley da Silva Moura, de 44 anos.
Na primeira missa da tarde, José Edigley ampliou suas orações. “Rezo também pelo mundo, que está sofrendo com as guerras, e pelo nosso país, afetado pela dengue”, afirmou o paraibano, lembrando que a igreja foi a primeira que visitou ao chegar à capital.
Também na missa, Ana Maria dos Santos, de 78 anos, agradeceu uma graça: “Fiz uma promessa para cura de glaucoma. É preciso ter devoção para conseguir”, disse Ana Maria dos Santos, de 78. Perto dali, Sabrina Souza, de 28, fez orações pela família, principalmente o filho, a mãe e os irmãos, e contou seu objetivo: “Vim fazer um pedido especial, mas não posso revelar. Essa igreja tem uma energia muito forte."
Missas
À noite, às 18h, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a missa, seguida de procissão pelas ruas do Centro da cidade. De acordo com os padres redentoristas, que estão à frente da Paróquia São José, cerca de 15 mil pessoas devem passar pela igreja, onde estarão suas tradicionais barraquinhas.
Desta vez, a celebração de fé tem um motivo especial, que diz respeito à história do templo e de BH. São comemorados os 120 anos de fundação da igreja. Em 1902, dois anos após a criação da paróquia, foi lançada a pedra fundamental do templo, e, em 1904, ocorreu a liberação para celebrações. O interior reúne variação de motivos religiosos e alguns pagãos. Há figuras de 28 santos. A decoração pictórica foi feita pelo alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912.
Momento de fé
Para o reitor e pároco do santuário, padre José Luís Queimado, as festividades em honra a São José marcam um momento profundo e bonito para a fé católica. "Vivemos o tempo da quaresma, período de reflexão e conversão, nos preparando para a Páscoa. No entanto, a tradição da Igreja nos convida a celebrar a solenidade de São José, uma interrupção providencial no tempo quaresmal que nos permite honrar o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.”
O reitor disse ainda que “neste ano, além de nossa devoção, celebraremos os 120 anos de história e fé de uma das igrejas mais antigas de Belo Horizonte, que viu o crescimento da cidade e também se tornou refúgio para inúmeros fiéis ao longo dos anos”.
Além da programação religiosa, a festividade será acompanhada por uma quermesse diária, onde os fiéis poderão desfrutar de comidas típicas como tropeiro, canjica, bolos, café e o tradicional pão de queijo, criando um ambiente acolhedor e festivo para todos os presentes.