Um novo equipamento de resultado de exames laboratoriais que classifica a gravidade de contaminação da dengue chegou às unidades de saúde de Belo Horizonte nesta segunda-feira (25/3). O instrumento ficará nas unidades com maior demanda assistencial. O hemoglobinômetro portátil libera o resultado em até três segundos após a coleta. Anteriormente, o tempo de espera era de cerca de três horas.
Leia: Dengue em Minas: estado soma 34% dos casos prováveis no país
Dos 50 equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, 38 já estão sendo usados nos hospitais temporários, nas regionais Venda Nova e Oeste, no hospital de campanha, na Norte, e nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), além de centros de saúde com maior volume de atendimentos. Os outros 12 aparelhos ainda vão ser entregues ao município.
“Dessa forma, a realização do exame em menor tempo possibilita a liberação, condução clínica e acompanhamento de pacientes sem sinais de gravidade, bem como o direcionamento mais ágil e assertivo de usuários com hematócrito alterado para reidratação oral e venosa”, explicou o gerente da Rede Ambulatorial Especializada, Mateus Figueiredo.
Durante os primeiros dias de uso dos equipamentos já foi verificada uma menor permanência dos usuários sem sinais de gravidade nas unidades assistenciais, a partir da liberação mais eficiente dos resultados.