Abril vai começar com chances de chuva em 402 municípios mineiros, incluindo a capital e região metropolitana. Neste domingo (31/3), o dia amanheceu parcialmente nublado em Belo Horizonte com possibilidade de pancadas de até 40 mm. A temperatura máxima prevista é de 30ºC e a mínima registrada foi de 19ºC.

 

Leia: Baccheretti: ‘Fake news são as principais responsáveis pela baixa vacinação’

 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades da porção mais ao norte do estado podem registrar chuva de até 50 mm/dia, ou 30 mm/h, além de ventos de até 60 km/h. O alerta emitido hoje é válido até a manhã desta segunda-feira (1º/4), mas as condições meteorológicas são favoráveis para a permanência de pancadas ao longo da semana.

 

Apesar do aviso, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste e Grande BH há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 



 

Chuva em BH

 

Apesar de março ter características de chuvas mais intensas para o fechamento da estação mais quente do ano, em Belo Horizonte, até a manhã deste domingo (31/3), quatro regionais não haviam batido a média climatológica de chuva esperada para o mês. Segundo a Defesa Civil da capital, nas regiões Leste, Nordeste, Norte e Venda Nova o acumulado não superou os 197,5 mm esperados.

 

Em contrapartida, cinco regiões superaram as precipitações históricas para o mês. A Região Oeste foi a que mais registrou acumulado de chuva, com 359,6 mm. Em seguida está o Barreiro, com 358,9 mm; Centro-Sul, com 320,4 mm; Noroeste, com 316,6 mm e Pampulha, com 235,6 mm.

 

Clima típico de verão

 

Como já noticiado pelo Estado de Minas, o clima típico do verão já era esperado pelos especialistas, mesmo que o hemisfério sul já esteja no outono, desde 20 de março. Isso porque, a atual estação tem características transitórias.

 

Ou seja, na primeira metade a previsão é de dias quentes e úmidos e possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde e fim da noite. Já na segunda parte, as temperaturas começam a cair e a umidade do ar diminui, deixando o clima mais parecido com o inverno.

 

“Nós começamos a sentir essa transição durante as manhãs. As temperaturas começam a ficar mais amenas, podendo ter ocorrência de nevoeiros em algumas partes. Apesar disso, nessas primeiras semanas, temos uma continuação do verão”, explica Alves.

compartilhe