Após a decolagem monomotor teria sofrido uma

Após a decolagem monomotor teria sofrido uma "falha do motor", pilotos então realizaram tentativa de pouso de emergência na cabeceira da pista mas não conseguiram

crédito: CBMMG / Divulgação

Às vésperas de completar um mês da queda do avião da Polícia Federal, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, as investigações sobre o que causou o acidente que matou dois pilotos da corporação, em 6 de março deste ano, ainda não foram concluídas.

 

Informações preliminares da ocorrência, divulgadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontam que houve falha, ou mau funcionamento, no motor da aeronave, que levava os agentes da PF e um mecânico.

 

Os pilotos Guilherme de Almeida Iber e José Moraes Necal, e o mecânico Walter Luiz Martins, estavam em um Cessna 208B Caravan, avião monomotor fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros.

 

O momento da queda foi registrado por vídeos compartilhados nas redes sociais. Nas gravações, é possível ver que a aeronave começa a soltar fumaça ainda no ar e, pelo movimento do piloto, dá a entender que ele tentou uma manobra para realizar um pouso de emergência. Ao cair, o monomotor entrou em chamas. Os dois pilotos foram encontrados carbonizados pelos bombeiros.

 

As investigações sobre o que causou a queda do avião ficaram a cargo do Cenipa e da Polícia Federal. Conforme dados disponíveis no site do centro de investigação da Força Aérea Brasileira, as apurações ainda estão em andamento, no entanto, a aeronave já foi liberada pelos investigadores.

 

O histórico da ocorrência aponta que após a decolagem ocorreu a “falha do motor”. Diante da situação, os pilotos realizaram uma tentativa de pouso de emergência na cabeceira oposta.

 

As investigações realizadas pelo Cenipa têm como objetivo prevenir que novos acidentes com características semelhantes e distintas ocorram. De acordo com o órgão, os resultados não buscam determinar culpa ou responsabilidade.

 

A queda

 

O registro do portal Flight Radar, site que faz o acompanhamento de rotas de aeronaves do mundo inteiro, identificou o acidente a poucos metros da Avenida Antônio Carlos, uma das principais vias da cidade, por onde passam ônibus e veículos de passeio. Em nota, a CCR, concessionária que administra o aeroporto, informou que a pista operou normalmente, uma vez que o acidente foi fora da faixa.

 

A Polícia Federal confirmou que a aeronave pertencia à instituição, mas não informou o porquê dela estar na Pampulha. Peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos foram deslocados até o aeroporto.

 

O diretor-geral da instituição decretou luto oficial de três dias. “A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias”, escreve a corporação.

 

José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Iber, que faziam parte do Centro de Operações Aerotáticas da PF (CAOP), unidade responsável por pilotar as aeronaves da corporação. Os dois morreram na hora.

 

O terceiro tripulante era o mecânico Walter Luiz Martins, que teve apenas ferimentos leves. Ele chegou a ficar três dias internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII e recebeu alta no dia 8 de março.

Leia: Avião cai na Pampulha: saiba quem são as vítimas que morreram em BH

 

Sobrevoos na Grande BH

 

Nos últimos dois dias, antes da queda, o avião da PF saiu da Pampulha para fazer trajetos curtos, de 30 minutos, pelo céu da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 4 de março, dois dias antes do acidente, a aeronave decolou às 16h28, passando por Ribeirão das Neves, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Rio Acima e Sabará. A aeronave voltou para a capital às 17h06.

 

No dia seguinte, na terça-feira (5/3), a aeronave decolou da Pampulha às 14h29, passou por Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Casa Branca, Palhano, Rio Acima, Sabará e retornou para BH trinta minutos depois.