Parte da Avenida Cristiano Machado ficou alagada durante a chuva que atingiu Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (5/4). O trecho fica no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste da cidade. De acordo com a Defesa Civil municipal, o local registrou 41,8 milímetros de acumulado em apenas três horas. Os números representam 51% do esperado para o mês de abril.
Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver que a água subiu e quase entrou em uma concessionária de veículos. O trânsito no local estava parado, e motoristas tentavam contornar, na própria via, para evitar passar em partes mais inundadas.
Vários outros pontos da cidade registraram alagamentos. Na Região Central, a água chegou a cobrir o passeio da Avenida Bias Fortes, no encontro com a Rua Santa Catarina.
Leia: Vídeo: ruas ficam alagadas durante temporal em BH
Já no Cidade Jardim, na Região Centro-Sul de BH, a forte enxurrada ameaçou jogar motos no chão. Em outro vídeo, é possível ver a força da água criando quedas d’água que já ultrapassavam a metade da roda dos veículos estacionados na Rua Teixeira Mendes.
Acumulado de chuva
Conforme a Defesa Civil, choveu extremamente forte em, pelo menos, quatro regionais da cidade: as maiores intensidades foram registradas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Sul e Oeste.
Na Centro-Sul, choveu 37,4 mm nesta sexta, 45% do esperado para todo o mês na regional. A média histórica para abril é de 82,3 mm.
Veja o acumulado de chuvas da tarde desta sexta-feira (5/4):
- Barreiro: 2,2 mm (3%)
- Centro Sul: 37,4 mm (45%)
- Leste: 21,2 mm (26%)
- Nordeste: 41,8 mm (51%)
- Noroeste: 7,4 mm (9%)
- Norte: 21,2 mm (25%)
- Oeste: 21,4 mm (26%)
- Pampulha: 11,2 mm (14%)
- Venda Nova: 12,6 mm (15%)
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.