O Ministério Público de Minas Gerais e as polícias Civil e Militar deflagraram uma operação na manhã desta terça-feira (23/4) de combate a furtos de fios de cobre e receptação em Uberlândia. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão em empresas e residências na cidade do Triângulo Mineiro.
As ações da operação Vulcano fazem parte da investigação de um esquema que ainda inclui a lavagem de dinheiro decorrente da retirada de fios de comércios, casas e condomínios em Uberlândia e revenda por empresas que recebem o material a preços baixos.
Os alvos são apontados pela promotoria e pela polícia não só como receptadores, mas como mandantes dos furtos de cobre e outros metais.
Os mandados foram cumpridos nos bairros Lagoinha, São Jorge, Santa Mônica, Shopping Park, Custódio Pereira, Segismundo Pereira, Marta Helena e Martins, em Uberlândia.
Leia também: PM procura suspeito de estuprar ex-companheira ao atraí-la com surpresa
Foram apreendidas mídias e documentos que serão usados para o prosseguimento da investigação. Em pelo menos uma empresa, essa é a segunda vez em menos de um ano que a polícia cumpre mandado de busca pela suspeita de receptação de fios de cobre.
Atuam na operação Vulcano quatro promotores de Justiça, 50 policiais militares e seis policiais civis. Oito auditores da Receita Estadual e três bombeiros militares também acompanharam a ação com objetivo de fiscalização.