A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi eleita a melhor cidade brasileira para ter filhos, aponta levantamento divulgado pela startup Mapfry – especializada em realizar pesquisas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o especialista em dados e professor de Geomarketing nos MBAs da USP e ESPM, João Caetano, a cidade tem o maior equilíbrio entre custo de vida e oportunidade de ganhos. “Na pesquisa, usamos dados do IBGE que indicam o desempenho da educação local e outros serviços públicos, como coleta de lixo, tratamento de esgoto e número de cômodos por moradia”, diz João, que também é CEO da Mapfry.
A startup mapeou os locais que oferecem as melhores condições econômicas e de bem-estar, proporcionando otimismo para casais terem filhos. Depois de Nova Lima, aparecem Bady Bassitt (SP), Santana de Parnaíba (SP) e Abadia de Goiás (GO). Veja aqui o ranking completo. A listagem de cidades aparece ao clicar no termo "Score Final", localizado na última coluna à direita.
Metodologia da pesquisa
O estudo avaliou as cidades com base em cinco dimensões:
- Baixo desenvolvimento: identifica regiões carentes, onde serviços públicos são ausentes, bem como o desempenho escolar é baixo.
- Volume de crianças: a população de crianças em cada cidade.
- Desenvolvimento: reflete a qualidade da infraestrutura urbana, assim como bons indicadores de educação e saúde.
- Dinamismo: reflete a intensidade da atividade econômica.
- Alto desenvolvimento: alta cobertura de serviços públicos e qualidade das moradias.