Lago do Parque Municipal de BH onde homem pulou e se afogou  -  (crédito: Leandro Couri/ EM/D.A. Press)

Lago do Parque Municipal de BH onde homem pulou e se afogou

crédito: Leandro Couri/ EM/D.A. Press

Um homem, ainda não identificado, pulou no lago principal do Parque Municipal de Belo Horizonte, no Centro da capital, na manhã desta quarta-feira (1/5), e se afogou. Ele foi socorrido por pessoas que estavam no local e encaminhado para o Hospital João XXIII, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O lago possui 1,70 metros de profundidade.

 

 

A vítima teria entrado no local para nadar e, depois de um tempo, submergiu e não foi mais vista. Um homem, que estava em uma lanchonete às margens do lago e que possui treinamento como salva-vidas, percebeu a situação, pulou na água e a retirou.

 

  

De acordo com o cadete Lucas, do Corpo de Bombeiros, quando a guarnição chegou ao local a vítima já estava na margem e recebendo massagem cardíaca de duas médicas e uma técnica de enfermagem que estavam no parque e também presenciaram o afogamento. O homem teve uma parada cardiorrespiratória.

 

“A guarnição rendeu essas profissionais nas manobras de salvamento e, eventualmente, chegou uma equipe da USA que é uma ambulância especializada do SAMU. Então, através de técnicas de massagem cardíaca, intravenosa e entubação o paciente voltou. Ele saiu do local estável, sem auxílio de nenhum equipamento”,explica o militar.

 

Testemunhas informaram aos bombeiros que o homem aparentava ser uma pessoa em situação de rua e que estaria bêbado. A suspeita é que ele tenha ficado preso em algo no fundo do lago.

 

“Não é um lago com condições de nado, por isso existem placas proibindo a prática. Segundo o senhor Ubirajara (que fez o salvamento aquático), ele não conseguia tirar a vítima do fundo porque ele estava preso e, por isso,ele levou muito tempo, justamente pelo excesso de lama”, afirma o bombeiro.


Servidor público resgata vítima em apuros

 

A reportagem do Estado de Minas esteve no local e conseguiu conversar com o homem que fez o resgate da vítima nesta tarde. Ubirajara José Rodrigues Oliveira já trabalhou como salva-vidas no parque e "não pensou duas vezes" ao pular no lago para ajudar a vítima. "Não foi em vão que eu fiz esse curso (de salva vidas). Graças a Deus ele voltou, o coração dele voltou", disse emocionado em entrevista à reportagem. 

 

A formação ajudou Ubirajara a localizar a vítima nas águas escuras do lago no Parque Municipal. "É difícil achar, porque a água é muito escura. É muito lodo. Ele ficou muito tempo submerso”, contou. Com a ajuda de outras duas pessoas, ele conseguiu trazer o homem até a margem do lago, porém ele estava sem batimentos cardíacos. "Mas aí graças a Deus o pessoal do Corpo de Bombeiros chegou e conseguiu ressucitar”, relatou.