
Dengue em Minas: estado apresenta estabilidade em casos da doença
Ministério da Saúde anunciou queda e estabilidade na incidência da doença em 21 estados brasileiros e o Distrito Federal, incluindo Minas Gerais
Mais lidas
compartilhe
Siga noDiante da pior epidemia de dengue da história, Minas Gerais está entre os estados que apresentam estabilidade na incidência da doença, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o último balanço de dengue, divulgado nessa terça-feira (30/4) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Minas soma 1.241.639 casos prováveis pela doença e 566.590 confirmações. Destas, 333 mortes foram registradas. Outros 775 óbitos estão sob investigação.
02/05/2024 - 07:23 Acidente com ônibus deixa feridos na BR-381 02/05/2024 - 07:55 Policial militar é detido por ameaçar mulher: "Vou te matar" 02/05/2024 - 09:11 Motorista de Hilux é preso por fugir ao bater e matar motociclista em Minas
O número de mortes por dengue registrado no estado em 2024 bateu recorde histórico em 22 de abril. Anteriormente, o maior número de mortes pela arbovirose tinha sido de 281 em 2016. Até o momento, o país já registrou mais de 4 milhões de casos prováveis da doença, sendo 44,7 mil graves e de sinal de alarme. Os óbitos totalizam 2 mil.
Em meio à estabilidade anunciada pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (30/4), o governo de Minas inaugurou, na segunda-feira (29/4), a Biofábrica Método Wolbachia.
A estrutura, instalada no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, vai produzir mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, uma bactéria que impede o desenvolvimento dos vírus da dengue e de outras arboviroses como zika, chikungunya e febre amarela. Quando os mosquitos forem inseridos no meio ambiente, eles vão se reproduzir com os insetos locais e estabelecer uma população com a bactéria, que impede que os vírus se desenvolvam.
Estabilidade em outros estados
De acordo com o Ministério da Saúde, outros 20 estados brasileiros e o Distrito Federal (veja lista abaixo) apresentam tendência de queda ou de estabilidade na incidência de dengue. Apenas cinco unidades federativas ainda apresentam alta, sendo elas Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins.
Estados que sinalizam queda ou controle:
- Alagoas
- Amazonas
- Acre
- Amapá
- Bahia
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo