Está no chão o imóvel que até pouco tempo abrigava o bar e restaurante mais antigo de Belo Horizonte. Vídeo feito por moradores vizinhos mostra o momento da demolição da casa que abrigava o Tip Top, inaugurado em 1929, na Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul da capital.
Leia também: Felipe Neto sobre live de Nikolas com pastor que beijou filha: 'Assustador'
A nova casa funciona desde janeiro na Rua Paraíba, 811, na Savassi, onde foram feitas reformas para receber o emblemático estabelecimento. A decisão sobre a mudança de endereço havia sido tomada quando o imóvel original foi vendido, e agora o terreno será ocupado por um prédio residencial.
O Tip Top foi fundado pela tcheca Paula Huven e é um marco da Belo Horizonte do início do século. O nome faz referência a uma gíria muito usada na Europa nos anos 1920 e 1930, que significa “tudo bem”, “tudo certo”.
Ali eram vendidos artigos importados, o famoso refresco Tip Top, preparado com água gaseificada, adorado pelos jovens, e queijos suíços que chegavam em rodas de 120 quilos, além de exclusividades como o chope gelado, salada de batatas e salsichões, pratos que são servidos do mesmo jeito há mais de 80 anos.
O Tip Top sempre guardou um pouco da memória da cidade. Quem chegava podia ver e reviver acontecimentos importantes de BH. Fotos antigas, até então expostas nas paredes do bar, mostravam, por exemplo, o Curral Del Rey, a época dos bondes e ruas arborizadas, em sintonia com um ambiente charmoso, agradável e o cardápio variado.
O restaurante agora ocupa o lugar onde funcionava uma padaria, na Savassi, e foi modernizado com novos equipamentos - da antiga sede, ficaram as panelas. O menu não muda e os funcionários seguem fiéis. Uma pequena alteração apenas na programação musical, não mais tão feita para dançar, seguindo a tendência dos belo-horizontinos que estão preferindo sair de casa mais cedo para curtir o cair da noite.