Uma empresa de pesquisa e desenvolvimento em saúde animal, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (7/5). A investigação apontou indícios de crimes como falsidade ideológica e fornecimento de carne imprópria para consumo humano.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia e Coromandel. A atuação da PF começou a partir de uma requisição do Ministério Público Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo a denúncia, várias irregularidades foram constatadas durante uma fiscalização feita em agosto de 2022 em uma empresa que fica no bairro Santa Mônica, na cidade do Triângulo Mineiro.
Na auditoria foram apontadas práticas de crimes de falsidade ideológica em documentos apresentados pelo centro de pesquisa ao mapa, maus tratos aos animais usados nos estudos feitos pela empresa e também um possível fornecimento irregular de carne. A investigação levantou que as carcaças de animais usados nos estudos estariam indo para frigoríficos clandestinos.
Não se descarta a possibilidade de que os investigados respondam também por associação criminosa ou organização criminosa, a depender das provas recolhidas durante a investigação.
A empresa, segundo a PF, faz cerca de duzentos estudos com animais por ano.