A onda de calor que atinge Minas Gerais deve acabar nesta quinta-feira (9/5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia será de calor em todo o estado, inclusive em Belo Horizonte.
De acordo com o instituto, o dia segue estável em Minas. Na região do Triângulo e em áreas das regiões Sul e Oeste, a quinta-feira será de tempo mais seco com pouquíssimas nuvens, favorecendo temperaturas mais elevadas.
O calor persiste por causa da permanência de um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera entre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Por outro lado, o transporte de umidade de origem oceânica para o interior do continente favorece maior concentração de nuvens na faixa Leste do estado.
O céu ficará parcialmente nublado nas regiões do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e do Mucuri. Nas demais regiões, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado.
A temperatura mínima registrada hoje foi de 11°C no Sul de Minas e a máxima pode chegar a 34°C no Norte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Triângulo e Alto Paranaíba. Até o final de semana, os termômetros ficam estáveis e registram temperaturas semelhantes às de hoje. No domingo (12/5), as temperaturas podem chegar a 35°C em algumas localidades.
Belo Horizonte
Na capital mineira, a previsão indica que o dia será de céu claro e temperatura diurna elevada, com máxima de até 30°C. Segundo a Defesa Civil de BH, a temperatura mínima registrada nesta quinta (9) foi de 16,8°C na Estação Cercadinho, com sensação térmica de 8,8°C, às 6h.
Já na Pampulha, a menor temperatura registrada foi de 17,1°C, com sensação térmica de 18,8°C no mesmo horário.
A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 35% à tarde.
Onda de calor em MG
A onda de calor com alto grau de severidade que atinge 495 municípios em Minas Gerais (cerca de 60% do estado), inclusive BH, deve durar até hoje (9/5). Estão sob alerta os municípios das seguintes regiões do estado: Triângulo, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Oeste, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste de Minas, Metropolitana e Noroeste.
A condição climática ocorre durante o outono, estação caracterizada por temperaturas mais amenas no estado, devido à atuação de uma massa de ar seco e quente. De acordo com especialistas, o fenômeno é decorrente de um bloqueio atmosférico que atinge as Regiões Sul e Sudeste do país.
Segundo o Inmet, não há previsão de novas ondas de calor no estado, mas o calor deve prevalecer até o final do mês.