Um Projeto de Lei (PL) que visa criar mais um feriado em Minas, está sendo discutido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De autoria do deputado Leleco Pimentel (PT), o PL 1.401/23 pretende instituir como feriado estadual o 15 de setembro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado. A reunião sobre o assunto foi realizada nessa quarta-feira (8).
Os principais argumentos apresentados para a criação de feriado em homenagem à santa são pela importância religiosa, cultural, turística, social e econômica no estado.
Outra razão, apontada pelo deputado autor do projeto, é que o feriado pode fazer com que o santuário de N.S. da Piedade em Caeté, na Grande BH, passe a ser mais visitado. “A população mineira precisa deste ambiente da fé para continuar tendo esperança”, declarou.
O deputado lembrou ainda das ameaças de destruição da Serra da Piedade, que abriga o santuário, em função da atividade minerária da região. “Precisamos falar desses espaços religiosos que se tornaram refúgios para garantir a preservação da nossa casa comum, tão atacada pelas mineradoras”, disse.
De acordo com a ALMG, por agora, o projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça para então seguir para parecer da Comissão de Cultura. Somente após ser validado nestas duas comissões, a proposta estará apta a ir para votação no plenário em 1° turno.
Santuário Nossa Senhora da Piedade
O Santuário N.S. da Piedade abriga a imagem da santa, esculpida no século XVIII, por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. De lá, são avistadas as cidades da Região Metropolitana: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
Todo o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).