O caso é investigado por equipe do 5º Departamento de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro -  (crédito: PCMG/Divulgação)

O caso é investigado por equipe do 5º Departamento de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro

crédito: PCMG/Divulgação
A Polícia Civil (PC) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, investiga a morte de pelo menos dez gatos por arma de chumbinho. Eles foram encontrados em uma residência no bairro Cartafina, na semana passada. Denunciantes afirmaram aos policiais que o número de animais representa mais da metade dos gatos da ‘colônia’. Ninguém foi preso.
 
 
No mesmo bairro, no último dia 5 de maio, uma gata perdeu os movimentos das patas ao ser ferida na coluna, o que também foi provocado com um tiro de chumbinho. O animal passou por cirurgia na terça-feira (7/5) no Hospital Veterinário da Uniube (HVU). A felina foi encontrada ferida, por uma mulher, dentro de um bueiro, localizado em via pública. O responsável por atingir o animal com o tiro de chumbinho não foi identificado pela polícia. Esse caso também é investigado pela PC de Uberaba.
 
 
Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que instaurou procedimento investigativo para a devida apuração dos fatos. “Os trabalhos prosseguem visando apurar as circunstâncias e a autoria dos crimes”, complementou a nota.
 
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Quem cometer o crime pode ser punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.