
Estudante exibe ‘shopping’ na Cidade Administrativa e viraliza na web
Sede do governo do estado contém centro comercial, o que surpreendeu alguns internautas
Mais lidas
compartilhe
Siga noA estudante Isabela Marques, que cursa Gestão Pública na UFMG, viralizou nas redes sociais ao exibir imagens do centro comercial da Cidade Administrativa de Minas Gerais. A sede oficial do Poder Executivo do estado tem um dos prédios dedicados a serviços, como restaurantes, lojas e até salão de beleza.
14/05/2024 - 11:58 Vítimas da tragédia em Brumadinho destinam R$ 2,2 milhões ao RS 14/05/2024 - 13:05 Procon-MG combate abusos de preços após tragédia no RS 14/05/2024 - 15:06 Noivo sobre mulher que morreu após colocar balão gástrico: 'torturante'
Composta por seis edificações principais, a Cidade Administrativa foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), tendo as obras concluídas em fevereiro de 2010.
Divisão
Considerado o maior prédio suspenso do mundo, com um vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura, o Palácio Tiradentes abriga a Secretaria-Geral do Estado de Minas.
Já nos prédios Minas e Gerais ficam as sedes de secretarias e órgãos do estado. Ao todo, são duas torres com 15 andares, cada uma, e 240 metros de extensão em curva. Cada edifício tem área de 116.000 m².
O Prédio de Serviços abriga atualmente unidades do Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e do Batalhão Militar do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Ao todo, o local possui 220 estações de trabalho distribuídas no subsolo, térreo e primeiro andar. No segundo pavimento, há 400 lugares nas salas de treinamento. Cada piso tem aproximadamente 3.000 m².
O quinto prédio é o Auditório JK. Com 4.000 m² de área construída, o prédio tem capacidade para 500 pessoas. O primeiro nível é destinado à garagem de serviços, e o segundo abriga o foyer e outras instalações de apoio, como depósitos e banheiros. O acesso ao auditório é feito por escadas laterais a partir do segundo pavimento ou por uma rampa em curva, situada na parte externa do edifício. O auditório pode ser utilizado para eventos do Governo do Estado e dos servidores.
Já o Centro de Convivência, o “shopping” mostrado por Isabela, possui áreas de serviços, como restaurantes, lojas e agência bancária. Ao todo, são dois andares em formato circular, com 4.500 m² de área. O Centro de Convivência fica entre os dois prédios das secretarias e é ligado a ambos por meio de um túnel.
'Shopping'
A reportagem indagou a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) sobre como é o funcionamento do Centro de Convivência, quais os valores dos alugueis e quais serviços prestados no local. Em nota, a secretaria não respondeu a toda a demanda e citou o problema relacionado aos elevadores da Cidade Administrativa.
"Cabe informar que os prestadores de serviço sediados no Centro de Convivência da Cidade Administrativa, incluindo restaurantes, lojas, cafeterias e demais comércios, foram contatados pela Seplag nos últimos dias para avaliação sobre as condições de funcionamento de suas atividades e que somente após a análise de todos os questionários de trabalho a serem respondidos pelos órgãos que atuam na Cidade Administrativa serão traçadas diretrizes relativas a eventuais alterações no funcionamento dos comércios instalados no complexo — bem como do transporte coletivo que atende o local. Quaisquer possíveis mudanças devem seguir as previsões contratuais", disse em nota.