Gesto do papa Francisco fortalece a Igreja Católica de Belo Horizonte, segundo o arcebispo metropolitano dom Walmor -  (crédito: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)

Gesto do papa Francisco fortalece a Igreja Católica de Belo Horizonte, segundo o arcebispo metropolitano dom Walmor

crédito: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação

O Papa Francisco nomeou um bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes, de 50 anos, mineiro de São Sebastião do Maranhão, na Região Leste do estado. A informação foi divulgada pelo Vaticano na manhã de ontem (15/5).


Conforme nota da Arquidiocese de Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo expressou alegria e gratidão pelo gesto do Santo Padre. “Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese, nomeia o monsenhor José Otacio para o ministério episcopal, confiando-lhe a missão de bispo auxiliar”.


Acerca da atenção dada à capital, dom Walmor completa: “O gesto do papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de proclamar a Palavra de Deus. Gratidão ao Santo Padre e ao monsenhor José Otacio, que oferece o seu 'sim' ao novo chamado da Igreja - a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte”.


A Arquidiocese, que engloba 28 municípios (incluindo a capital) e mais de 1,5 mil comunidades de fé, conta agora com seis bispos auxiliares. Os outros cinco são: dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, dom Júlio César Gomes Moreira, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, dom Joel Maria dos Santos e dom Edmar José da Silva, que tomou posse em 11 de maio.