Uma égua e o filhote dela, que estavam há 10 dias desaparecidos, foram resgatados após caírem em um barranco em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. O socorro foi feito na manhã dessa quarta-feira (15/5) pelo Corpo de Bombeiros, no Bairro Senhor dos Montes, informou a corporação nesta quinta (16/5).
De acordo com os militares, o tutor dos animais disse que os encontrou na noite de terça-feira (14/5). Eles estavam caídos em um córrego, abaixo de um barranco de cerca de seis metros de altura.
“Como já estava de noite, o dono dispensou nosso atendimento naquele horário, pois nos informou que os animais estavam bem. Além disso, a falta da visibilidade no período da noite impossibilitaria a realização do salvamento. Nós o orientamos a acompanhar a situação, pois uma equipe iria para o local logo pela manhã”, explicou o sargento Nascimento, chefe da equipe que atendeu a ocorrência.
Tanto a égua quanto o filhote estavam bem, sem ferimentos, mas em um local de muito difícil acesso. “Devido ao porte dos animais, foi necessário que fizéssemos o uso de cordas e polias para montar o que chamamos de sistema de redução de forças. Com isso, foi possível içarmos eles e colocá-los em área segura”, completou. Após a retirada, os animais foram entregues aos cuidados do tutor.