Os 943 leitos de internação na rede municipal de saúde de Uberlândia estão ocupados -  (crédito: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)

Os 943 leitos de internação na rede municipal de saúde de Uberlândia estão ocupados

crédito: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia
Com aumento de 25% nas internações na rede municipal de saúde por conta de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), a Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, decretou nessa terça-feira (21/5) situação de emergência em saúde. Os leitos municipais estão todos ocupados.
 
A determinação do prefeito Odelmo Leão (PP), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, conta com um plano de vacinação e ações para diminuir o impacto na rede. O decreto já está em vigor.
 
Conforme levantamento feito pela pasta, as unidades de saúde de Uberlândia registraram 61,4 mil casos de síndromes do tipo, como gripe e COVID-19, entre janeiro e maio de 2024. Isso levou ao aumento das internações locais.
 
 
Segundo o decreto municipal, os 943 leitos de internação na rede de saúde estão ocupados. O decreto possibilita que o município adote, de forma mais rápida, medidas para garantir atendimento e serviço à população, como aumento de médicos e enfermeiros e dez novos leitos de internação pediátrica.
 
 

Vacinas

 
A Prefeitura de Uberlândia começa na próxima segunda-feira (27/5) uma campanha de vacinação em massa, inclusive com ponto de distribuição de doses no Terminal Central de ônibus da cidade. O atendimento neste local acontece entre os dias 27 e 29 de maio, e 3 e 7 de junho, das 8h às 17h. O intuito é ampliar a cobertura vacinal contra a influenza.
 
Em outra frente, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará uma busca ativa das crianças e profissionais da educação nas escolas públicas que ainda não se vacinaram.
 
 
“A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença com internações ou, até mesmo, a óbitos, principalmente nos grupos de alto risco. Por isso, é preciso que essas pessoas compareçam aos pontos de vacinação para receber a dose”, enfatizou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
 
A vacina da gripe também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h30. Nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, o atendimento vai até às 21h.
 
A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 25 de março e até o momento foram aplicadas 109 mil doses. Isso representa 40% da cobertura vacinal em relação ao público-alvo. Desde o início de maio, as doses estão liberadas para toda a população acima dos seis meses de idade.