O projeto

O projeto

crédito: Reprodução / Gil Leonardi / Imprensa MG

Projeto do Governo de Minas Gerais vai oferecer 90 bolsas de estudos no exterior para alunos de escolas estaduais matriculados no 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O programa foi anunciado nesta quinta-feira (23/5) e, segundo o Governo, o edital e as formas de inscrição serão divulgados em breve. 

 

 

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão de um projeto piloto que começou na Escola Estadual Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo. Conhecida como Cidadão Global, a iniciativa levou 28 estudantes para países estrangeiros. A escola é integrante do complexo da Fundação Helena Antipoff.  

 


Serão oferecidas 90 vagas para o ano de 2025, sendo 40 vagas para estudantes de Ibirité e 50 para alunos de outras unidades do estado. A proposta é que os estudantes façam o segundo ano do ensino médio no exterior e voltem no terceiro para concluir os estudos.  


 

Para se candidatar, os estudantes não podem ter sido reprovados ao longo da trajetória escolar, apresentar nota superior a 70% e ter mais que 90% de presença escolar no ano anterior. 


Quem for aprovado terá as despesas bancadas pelo Governo de Minas, por meio da bolsa, que inclui custos pessoais, passagem aérea, seguro saúde e custos adicionais relacionados às instituições de ensino internacionais. 

 


A experiência pode levar os estudantes para Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia e Bélgica, além da oportunidade de viver e estudar no Japão, Canadá, Estados Unidos e Argentina, entre outros. 

 

Além da oportunidade no exterior, os estudantes selecionados terão aulas conversação em espanhol e inglês, para se prepararem para a experiência.

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos