O município de Passos, no Sul de Minas Gerais, foi a terceira cidade do país a registrar maior volume pluviométrico nas últimas 24 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 8h desta segunda-feira (27/5) Passos registrou 49,2mm de chuva.
A razão para a condição climática é a frente fria que avança sobre o oceano nas imediações do litoral da Região Sudeste, onde está mais ativa, e passa pelo Sul de Minas. Como resultado, a região registra nebulosidade e chuva.
Segundo o Inmet, outras 21 cidades do Sul de Minas estão sob alerta para risco de chuvas intensas (veja lista abaixo), válido até as 10h desta terça-feira (28/5). O aviso, emitido no sábado (25/5), prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia com ventos de até 60 km/h. Há, ainda, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ainda de acordo com o órgão, a cidade que registrou maior volume de chuvas no período foi Piripiri (PI), com 91,8 mm, seguido de Barcelos (AM), com 91,4 mm. São Paulo (SP) ocupou a quarta posição, com 43,6 mm. Já Itapoá (SC), ficou em quinto lugar na lista, com 41,4 mm, enquanto Avaré (SP) ocupou a última posição, com 37,6 mm.
Confira as cidades de MG com risco de chuvas intensas:
- Brazópolis
- Bueno Brandão
- Camanducaia
- Cambuí
- Córrego do Bom Jesus
- Delfim Moreira
- Extrema
- Gonçalves
- Itajubá
- Itapeva
- Jacutinga
- Marmelópolis
- Monte Sião
- Munhoz
- Paraisópolis
- Passa Quatro
- Piranguçu
- Sapucaí-Mirim
- Toledo
- Virgínia
- Wenceslau Braz