A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou, nesta quarta-feira (1°/5), que ainda não tem data para ampliar a vacinação contra a gripe na capital. O órgão disse, em nota, que "está definindo as estratégias de convocação e fará a divulgação para a população posteriormente".
O Ministério da Saúde informou mais cedo que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença.
O ministério disse ainda que caberá aos estados e municípios definirem a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. A recomendação é que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Em nota, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que segue as recomendações do Ministério da Saúde e vai ampliar a oferta da vacina influenza para a população a partir de 6 meses de idade, "a depender da situação epidemiológica nos territórios, do estoque existente da vacina e da estratégia definida pelas secretarias municipais de Saúde. A partir desta quinta (2/5), as secretarias municipais serão oficialmente comunicadas pela SES-MG."